Documentário “O Amigo do Meu Tio” conta infância de uma criança LGBTQIA+
   19 de agosto de 2021   │     0:00  │  0

O documentário “O Amigo do Meu Tio” de Renato Turnes e Vicente Concilio conta, através de imagens antigas de fitas VHS, a história da infância de uma criança LGBTQIA+. Os vídeos foram gravados pelo pai de Vicente entre os anos de 1987 e 1993. De acordo com o site Gay Blog, a ideia para o curta-metragem surgiu durante uma oficina guiada por Ronaldo Serruya e Fabiano de Freitas, com o nome “Como Eliminar Monstros”.

Em entrevista dada para o blog através de e-mail Vicente comentou a respeito da obra em parceria com Renato e sobre quando participou da oficina. “Eu não tinha como não lembrar da minha própria história: a epidemia era pauta fortíssima justamente no momento em que eu entrava na adolescência, e nós éramos o público alvo de muitas ações referentes ao uso da camisinha e do sexo seguro. Mais do que isso: a ênfase dos discursos nos ‘grupos de risco’, sempre lembrando que gays eram mais vulneráveis, imprimia certo terror para a minha geração” disse ele.

Renato Turnes também concedeu uma entrevista ao Gay Blog falando sobre o documentário e quais foram as ideias e planos que seguiram para a realização do projeto. “‘O Amigo do Meu Tio’ é um documentário performativo que criamos no momento mais isolado da pandemia do covid 19. Nesse contexto escolhemos desenvolver uma narrativa audiovisual sem nenhuma filmagem atual e nos concentrarmos nas possibilidades de criação de sentido do material de arquivo, em diálogo com a voz de Vicente adulto” disse Renato.

“O Amigo do Meu Tio” é um documentário coproduzido pelas produtoras La Va e Vinil Filmes, e será exibido na Mostra Internacional Curta o Gênero que começa nesta terça-feira (17) e vai até o dia 29 de agosto, e estará disponível também no canal do evento no Youtube durante os dias em que estará sendo realizado.

Fonte: Observatório UOL

Tags:,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *