Brasil ganha data ativista: O Dia Nacional da Afirmação Gay
   30 de março de 2021   │     9:00  │  0

A data faz homenagem dupla. Vinte e oito de fevereiro se refere ao dia de fundação do Grupo Gay da Bahia (GGB), em 1980

O dia do Orgulho LGBT+ nacional é celebrado em 25 de março, contudo, não há respaldo histórico que embase tal data, nem algum evento emblemático ocorrido neste dia. Mas tudo bem, é sempre importante relembrar direitos bem como a importância de lutar por eles.

Agora, oficialmente, o calendário arco-íris no Brasil tem nova data: 28 de fevereiro, Dia Nacional da Afirmação Gay. A data foi instituída pelo antropólogo e decano do movimento LGBT no País, Luiz Mott, e já conta com apoio de importantes entidades ativistas.

“É a entidade ativista arco-íris mais antiga da América Latina em atuação! Dentre vitórias históricas lideradas pelo GGB estão a despatologização da homossexualidade no Brasil em 1985, cinco anos antes de a Organização Mundial de Saúde fazer o mesmo; e o veto à chamada ‘cura gay’ pelo Conselho Federal de Psicologia, em 1999, o que tornou o Brasil o primeiro do mundo a impedir essa prática“.

Com a novidade, o calendário das principais datas do ativismo LGBT no Brasil fica assim: 29 de Janeiro – Dia Nacional da Visibilidade Trans;
28 de fevereiro – Dia Nacional da Afirmação Gay;
17 de maio – Dia Internacional contra Homofobia;
28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBT;
29 de agosto – Dia Nacional da Visibilidade Lésbica;
23 de setembro – Dia da Visibilidade Bissexual.

 

Tags:, , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *