Nota de pesar pela morte do artista plástico e historiador Achiles Escobar

O Grupo Gay de Alagoas – GGAL e o Centro de Acolhimento Ezequias Rocha Rego – CAERR  registra enorme pesar pelo falecimento do artista visual e historiador Achiles Escobar, que nos deixa em consequência do agravamento do seu estado de saúde.

Aqueles nasceu no Paraná, mas vivia em Maceió há mais de vinte anos, e possuia quase três décadas dedicadas às artes visuais, inúmeras exposições individuais e coletivas, e manteve o seu ateliê aberto à comundiade do Jaraguá, trabalhando com papel marchê, papietagem, lixo urbano.

Por meio das aulas que ministrava,  formou cerca de 300 pessoas. Dentre os projetos que integravam seu curriculo estavam a formação do bloco carnavalesco “Jaraguá é o Bicho” e a revitalização do carnaval de Marechal Dedoro, do qual fez a decoração, confecção dos adereços e bonecos gigantes. Também realiza oficinas de carnaval.carnaval.

O chamado para a arte aconteceu cedo. Aos cinco anos, começou a fazer esculturas de areia, que chamavam atenção dos adultos. A brincadeira já anunciava o artista que existia ali. Mais tarde, quando ainda era criança na cidade natal, Cambará, no Norte do Paraná, começou a trabalhar com o barro. Foi lá que, aos 12 anos, ele fez sua primeira exposição, intitulada “Caminho à fonte”.

No início da vida artística, foi aluno do Liceu de Artes e Ofícios, em São Paulo.

Tão grande a bagagem do artista Escobar, que já teve obras expostas nos principais museus de Alagoas, inclusive no MTB. Seu trabalho também pôde ser visto em Salvador, Recife, São Paulo e Curitiba.

O GGAL e o CAERR lamenta e deseja a cada um familiar e artista amigo força para superar essa grande perda, ao mesmo tempo  se despede deste grande artista, onde no dia de hoje fecha as cortinas da arte, mas na certeza de em um outro plano espiritual esta abrilhantando outros horizontes.

O velório e enterro do Atista plástico Achiles Escobar será no Cemitério Memorial Parque das Flores, no bairro do Benedito Bentes a partir das 16;00 horas.

Att,

Nildo Correia – Pres. do GGAL e CAERR

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *