O que é mulher cisgênero?
   23 de julho de 2021   │     20:44  │  0

Em sua reta final, Salve-se Quem Puder será a primeira novela a exibir um beijo entre um homem transexual e uma mulher cisgênero. Os protagonistas desta cena serão Bernardo de Assis, ator trans que interpreta Catatau, e Juliana Alves, que vive Renatinha. Porém, muitos telespectadores ainda não entendem o que significa ser uma mulher cisgênero (ou “cis”, na versão abreviada).

De acordo com o grupo Aliança LGBTI, cisgênero é uma pessoa –homem ou mulher– que se identifica com os aspectos do gênero atribuído ao nascer. Isso engloba as pessoas que não são transgênero (transexuais, travestis ou não-binárias, por exemplo).

O prefixo “cis-” é usado porque é o oposto do “trans-“, e também é empregado no início de palavras para designar algo que está “ao mesmo lado”.

Outra confusão comum é entre identidade de gênero e orientação sexual, que não têm relação. Uma mulher cisgênero não é, necessariamente, heterossexual. Um homem ser transgênero não o torna homossexual.

Transfobia

Na trama de Daniel Ortiz, o casal formado entre Catatau e Renatinha parecia improvável. Isto porque, no início da novela, a secretária insistia em chamar o estagiário pelo pronome feminino e não respeitava a identidade de gênero do colega.

A atitude da personagem de Juliana Alves nada mais é do que um exemplo de transfobia, preconceito que não se limita à ficção. Bernardo de Assis chegou a sofrer ataques contra sua identidade de gênero justamente por interpretar o personagem na novela. Após dar uma entrevista sobre Catatau, foi intimidado e ameaçado de morte em suas redes sociais.

Na semana final de Salve-se Quem Puder, Renatinha, que passou a novela inteira apaixonada por Rafael (Bruno Ferrari), desenvolverá um carinho especial pelo colega. Ela chegará a defender Catatau de mais ataques transfóbicos, dessa vez de Tammy (Lívia Inhudes) e Isaac (Conrado Caputo).

O romance dos dois, então, vai deslanchar com um beijaço em público, cena que vai ao ar no capítulo de 14 de julho. Na semana seguinte, Salve-se Quem Puder será substituída pela reprise de Pega Pega, novela exibida em 2017.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *