Mitos x Verdades sobre o HIV
   9 de abril de 2021   │     0:00  │  0

A luta contra o HIV vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade, mas, apesar da quantidade de informação disponível, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto as formas de contágio, prevenção e principais consequências.

Fique por dentro dos principais mitos e verdades sobre o assunto, disseminando conhecimento e, desta forma, contribuindo para redução de preconceitos.

O HIV pode ser transmitido pelo beijo, abraço ou aperto de mão?

Mito. O vírus pode ser transmitido, somente, por meio de relações sexuais desprotegidas, de contato sanguíneo, da mãe infectada (sem tratamento) para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação.

É possível contrair a doença por meio de uso comum do vaso sanitário?

Mito. Não é possível ser infectado durante o simples contato com objetos não-perfurantes, como vaso sanitário, assentos de ônibus ou metrô.

Há risco de contrair o HIV durante sessões de manicure ou tatuagem?

Verdade. Para que isso não aconteça, é muito importante o uso de agulhas descartáveis em situações que envolvam a utilização de materiais pérfuro-cortantes. No caso de serviços de manicure, recomenda-se idealmente a utilização de material próprio ou corretamente esterilizado. Além do HIV, as medidas ajudam na prevenção de outras doenças, como hepatite B e hepatite C.

Usar camisinha é a única forma de se prevenir contra o HIV?

Mito. Há diversas formas de prevenir a infecção pelo HIV, disponíveis no Sistema Único de Saúde. Entretanto, a camisinha é considerada um método de prevenção eficaz, porque previne não apenas o HIV, mas outras doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.

Pessoas que vivem com HIV têm obrigação revelar sua sorologia?

Mito. Pessoas vivendo com HIV têm direito à privacidade e podem escolher por revelar ou não sua sorologia, além de para quem revelar. Qualquer pessoa que violar esta privacidade, estará cometendo crime previsto em lei. Entretanto, vale ressaltar a importância da adoção de estratégias de prevenção, independentemente da condição sorológica das pessoas com quem convive ou se relaciona.

Pessoas com HIV podem ter filhos sem transmitir o vírus para o bebê?

Verdade. A mulher que vive com o vírus, se trata regularmente e está com o vírus controlado reduz as chances de transmitir o vírus para o bebê, durante a gravidez ou no parto.

A pessoa com HIV sempre transmite o vírus durante relações sexuais?

Mito. Uma pessoa que vive com HIV que está se tratando, com o vírus controlado por pelo menos seis meses consecutivos e exames em dia não transmite o vírus. Essa condição é chamada “indetectável = intransmissível”. Apesar disso, é importante reforçar que a prevenção e o cuidado devem ser contínuos por causa da possibilidade de infecção por outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).

Existe um período de tempo em que a infecção não é identificada nos testes?

Verdade. Existe um período inicial denominado janela imunológica que pode durar até quatro semanas, na maioria dos casos, dependendo do tipo de teste, para que a infecção possa ser detectada. Se um teste para detecção de anticorpos anti-HIV é realizado durante o período da janela imunológica, há a possibilidade de gerar um resultado negativo. Dessa forma, recomenda-se que testagem seja repetida após 30 dias com a coleta de uma nova amostra.

Há muitas outros mitos envolvendo o tema HIV. Os estigmas relativos à infecção são os principais empecilhos no combate à epidemia, ao diagnóstico, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento. Portanto, combater a desinformação é fundamental para o combate ao preconceito.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *