Casais gays se divorciam menos que casais héteros, dizem estudos
   9 de setembro de 2018   │     15:29  │  0

Artigo

Por: Verônica Vergara – jornalista, escritora, mestre em comunicação pela Universidad Autónoma de Barcelona e autora de diversos livros digitais de desenvolvimento pessoal focados especificamente para homens gays. Também sou coach, formada pelo Instituto Europeu de Coaching EFIC e certificada pela Associação Espanhola de Coaching.

Eles podem até levar a fama de promíscuos e infiéis. Podem ser adeptos a relações abertas, a menage a trois e a novas experiências. Mas, quando o assunto é relacionamento duradouro, os gays dão aula para muito casal hétero por aí.

Pelo menos é o que dizem os estudiosos de vários países onde o casamento gay já é realidade.

Os estudos

Uma pesquisa promovida pelo Instituto Williams, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, Estados Unidos, descobriu que casais homossexuais se separam menos que casais héteros.

Jura, mana? Juro!

Realizado em 23 estados norte-americanos, o estudo revelou que a taxa de separação entre homossexuais é aproximadamente metade da taxa entre heterossexuais: em geral, aproximadamente 2% dos casais heterossexuais casados divorciam-se por ano, enquanto a cifra é de 1% entre os casais homossexuais.

E essas taxas se mantêm na Inglaterra e no País de Gales: estatísticas computadas pelo Escritório Nacional de Estatísticas Britânico demonstram que, desde 2005, os casais héteros têm propensão duas vezes maiores que os homossexuais a se separarem.

Na Holanda, o primeiro país a liberar a união de pessoas do mesmo sexo, os resultados não são diferentes. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Departamento Central de Estatísticas nos Países Baixos, nos 15 anos desde que o país aprovou o casamento igualitário, os casais homoafetivos exibem uma taxa de divórcio 3% inferior que a média dos casais heterossexuais.

Sim, gatíssima! As gays levam essa história de “felizes para sempre” mais a serio.

Por que casais gays são mais estáveis?

Há quem diga que gays têm mais intimidade, afeto e satisfação sexual. Verdade ou mentira, não podemos negar que o homem, seja ele homo ou heterossexual, sente mais facilidade em se comunicar e se entender com outros homens. Da mesma forma, para a mulher geralmente também é mais fácil a comunicação com outras mulheres.

É a velha história do “papo de homem” e o “clube da Luluzinha”. Se os homens são de Marte e as mulheres são de Vênus, nada mais compreensível que dois marcianos resolvam melhor um conflito, não é mesmo?

Além do mais, ao contrário dos heterossexuais, gays não têm expectativas sociais pesando sobre as suas uniões. E, acreditem ou não, isso reflete decisivamente na rotina o casal.

Parceiros de mesmo sexo tendem a partilhar os afazeres domésticos de maneira justa e atribuir tarefas com base em preferencias pessoais – em vez de gênero, renda e posição de poder na cama. Não existe papeis tradicionais previamente definidos: os dois trabalham, limpam a casa, dividem as contas, os problemas e as dificuldades. Como deveria ser em qualquer relação.

Porém, mais importante do que qualquer possível explicação, não podemos esquecer que um casamento gay vem sempre seguido de muita luta.

O “eu aceito” homossexual tem mais valor, sim, porque ele representa uma série de conquistas. Não apenas do direito de casar, mas de assumir a própria identidade e gritar para o mundo que, diferente do que mamãe sonhou, aquele é parceiro escolhido para passar o resto da vida.

Abençoado ou não, fundamental é mesmo o amor.

A propósito, você está solteiro?

Então, que tal agora saber mais sobre como arrumar um namorado no menor tempo possível e evitar mais frustrações amorosas? 

Você pode se tornar irresistivelmente atraente para os outros homens, apenas desenvolvendo algumas características e tomando as atitudes certas.

Quer  aprender como?

Te apresento o Namorando em 30 Dias, primeiro programa do mercado brasileiro que ajuda você, homem gay, a conquistar e manter um companheiro de verdade.

Clique aqui e conheça o Namorando em 30 Dias.

Tags:, , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *