O que é cisgênero ?
   11 de janeiro de 2018   │     9:23  │  0

Cisgênero (Cis) é o termo utilizado para se referir aoindivíduo que se identifica, em todos os aspectos, com o seu “gênero de nascença”.

No âmbito dos estudos relacionados ao gênero humano, o cisgênero é a oposição do transgênero, pois este último se identifica com um gênero diferente daquele que lhe foi atribuído quando nasceu.

Por exemplo, uma pessoa que nasce com o órgão sexual masculino, se expressa socialmente conforme dita o papel de gênero masculino e se reconhece como um homem (identidade de gênero), logo, este pode ser considerado um homem cisgênero.

Para compreender melhor a definição de cisgênero, deve-se analisar a origem etimológica deste termo: cis significa “do mesmo lado” ou “ao lado de”, em latim. Ou seja, este prefixo faz referência a concordância da identidade de gênero do indivíduo com a sua configuração hormonal e genital de nascença.

Cisgênero e Transgênero

Ambos os termos podem ser considerados antônimos, pois apresentam definições distintas.

Como visto, o cisgênero consiste na concordância do sexo biológico com a identificação total deste indivíduo com as características atribuídas a este gênero, a partir do ponto de vista histórico-sócio-cultural, responsável por ditar o padrão normativo do masculino e feminino.

Já os transgêneros são as pessoas que não se identificam com o seu sexo biológico, mas sim com um gênero diferente daquele que lhe foi atribuído biologicamente.

Por exemplo, uma pessoa que nasce com órgãos sexuais femininos, mas possui uma identidade de gênero masculina, assim como o papel e expressão de gênero que são socioculturalmente atribuídos aos homens. Mesmo nascendo com órgão sexual feminino, este indivíduo se identifica como um homem.

Vale ressaltar que nestes casos, leva-se em consideração a associação social e histórica atribuída aos órgãos sexuais dos seres humanos, ou seja, como o pênis pertencendo ao que é masculino, e a vagina ao que é feminino.

É incorreto associar os cisgêneros com a heterossexualidade, assim como os transgêneros com a homossexualidade.

orientação sexual não está relacionada com a identidade de gênero das pessoas. Neste caso, por exemplo, um indivíduo transgênero pode ser heterossexual, assim como um cisgênero pode ser homossexual, e vice-versa.

Tags:, , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *