Peça Os Homens do Triângulo Rosa fará curta temporada em Maceió
   12 de julho de 2016   │     10:27  │  0

Com direção de Margarida Peixoto e patrocínio da Petrobras, novo espetáculo da companhia de Porto Alegre será apresentado em Maceió nos dias 16 e 17 de julho  

IMG_9800A Cia Teatro ao Quadrado, de Porto Alegre (RS) estará em Maceió para apresentar o espetáculo teatral Os Homens do Triângulo Rosa – a mais recente montagem do grupo, dirigida por Margarida Peixoto – e ainda oferecer gratuitamente uma oficina teatral destinada a grupos e artistas locais. Em curtíssima temporada, serão apenas duas sessões em Maceió, nos dias 16 e 17 de julho, às 20h no Teatro Deodoro, com ingressos a preços populares (R$ 20,00 e R$ 10,00), tradução para LIBRAS e debate após as apresentações sobre homofobia, intolerância e o processo de pesquisa que deu origem ao espetáculo. Já a oficina ocorrerá no dia 18 de julho, das 14h às 18h, também nas instalações do Complexo Cultural Teatro Deodoro, ministrada pela diretora do espetáculo Margarida Peixoto e pelo ator e dramaturgo Marcelo Ádams.

A peça integra o projeto “Os Homens do Triângulo Rosa – Circulação”, financiado pela Lei Rouanet/Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras, que além de passar por Maceió também realizará a circulação por João Pessoa, na Paraíba.

A montagem traz uma das histórias mais impactantes, mas pouco conhecidas da Segunda Guerra Mundial: a perseguição aos homossexuais pelo regime nazista, na Alemanha das décadas de 1930 e 1940. Triângulo rosa era a forma como eram chamados os prisioneiros homossexuais dos campos de concentração, porque levavam em seus uniformes a insígnia que os discriminava, considerados inferiores a todos os outros prisioneiros, como judeus, ciganos e criminosos comuns. A peça conta a história de homens que sofreram com a brutalidade daqueles tempos, mas que encontraram, mesmo em condições terríveis, um lugar para o amor. Um espetáculo de grande força e contundência dramática, mas que abre espaço para a poesia e a esperança.

A Cia Teatro ao Quadrado, em atividade desde 2002, tem como principais características de suas encenações a investigação dramatúrgica e a ênfase no trabalho do ator. Mantém uma produção ininterrupta em artes cênicas na cidade de Porto Alegre, tendo em seu histórico mais de dez montagens e treze prêmios. Os Homens do Triângulo Rosa conquistou o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz para sua montagem, o Prêmio Braskem em Cena de melhor ator para Marcelo Ádams, o Prêmio Açorianos de melhor ator coadjuvante para Frederico Vasques e o Prêmio Cena Inesquecível, oferecido pela Escola de Espectadores de Porto Alegre.

WEB_OHDTR_circ16_macFBWAINSTA

Tags:, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *