Pub gay em Londres é classificado como patrimônio protegido do Reino Unido
   Blog Diversidade   │     16 de setembro de 2015   │     0:00  │  0

É a primeira vez que um estabelecimento gay recebe protecção patrimonial no Reino Unido.

O destino do Royal Vauxhall Tavern tornou-se uma preocupação depois de o edifício vitoriano ter sido comprado por um investidor imobiliário austríaco.

Diz-se que a Princesa Diana terá aparecido uma noite, disfarçada de homem, no final dos anos 80, na companhia de Freddie Mercury, e que terá passado despercebida.

Esse episódio não foi citado entre as razões por que o Royal Vauxhall Tavern, uma das mais antigas e emblemáticas instituições gay de Londres, acaba de integrar a lista de património classificado do Reino Unido, mas quando tanta realeza – uma princesa a sério e o líder de uma banda chamada Queen – entra num pub isso quer dizer qualquer coisa.

É a primeira vez que um estabelecimento gay recebe protecção patrimonial no Reino Unido, graças a uma campanha que teve a participação de figuras conhecidas como o actor Ian McKellen e o apresentador de televisão Graham Norton. Muitos estabelecimentos gay fecharam nos últimos anos em Londres, em resultado da especulação imobiliária. O futuro do Royal Vauxhall Tavern, conhecido como RVT, passou a ser uma preocupação depois de, no ano passado, o edifício vitoriano ter sido comprado por um investidor imobiliário austríaco.

A classificação protege o RVT contra eventuais alterações a nível de arquitectura ou da natureza do espaço.

Situado no sul da cidade, e construído nos anos 1860-62, o RVT foi considerado um local de interesse arquitectónico e de importância histórica sendo “um dos mais conhecidos e antigos estabelecimentos LGBT [Lésbico, Gay, Bissexual e Transsexual] na capital, papel que desempenhou sobretudo na segunda metade do século XX”, segundo o parecer que justifica a classificação. O mesmo documento assinala que na década de 1960 o RVT consolidou-se como um assumido pólo de congregação e diversão da comunidade gay, e um espaço de resistência à homofobia durante a crise da epidemia de HIV/sida nos anos 80. É também um local com uma longa tradição de espectáculos de travestismo, onde muitos artistas drag conhecidos começaram as suas carreiras.

O Stonewall Inn, um bar histórico em Nova Iorque que foi o berço da luta pelos direitos dos homossexuais nos Estados Unidos no final da década de 60, recebeu uma classificação patrimonial semelhante em Julho.

Fonte: Público PT – Portugal

Tags:, ,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *