Seminário nacional discute direitos humanos no Brasil
   Blog Diversidade   │     30 de março de 2015   │     11:13  │  0

Encontro em Brasília reúne sociedade civil, agências de cooperação internacional e órgãos públicos e representantes de governo.

Esta sendo realizado hoje e amanhã “30 e 31 de março”, em Brasília, o Seminário “Direitos humanos no Brasil – a promessa é a certeza de que a luta precisa continuar”. O Seminário tem como objetivo atualizar o debate sobre a realidade brasileira e a importância estratégica do tema dos direitos humanos para o fortalecimento da luta social e a garantia de direitos no Brasil.

Neste sentido, o encontro vai buscar identificar os principais problemas e desafios acerca do tema e da ação em direitos humanos no Brasil, levando em conta a posição do Estado (governo) Brasileiro, a atuação da sociedade civil organizada e a relação com parceiros nacionais e internacionais. Além disso, é intenção do evento fortalecer os canais de diálogos e incidência política com órgãos governamentais e instituições públicas responsáveis pela promoção e garantia dos direitos humanos no Brasil. Por fim, os participantes devem definir linhas e estratégias para uma agenda comum, envolvendo os parceiros no escopo de atuação do monitoramento e da implementação dos DH no Brasil.

Já estão confirmados para o seminário representantes de dezenas de organizações e movimentos da sociedade civil (Cáritas Brasileira; CPT Nacional; CIMI; MAB; CONIC; Pastoral Carcerária; Intervozes; Plataforma DhESCA; FIAN Brasil; Fórum de Mudanças Climáticas; CESE/BA; Centro Gaspar Garcia/SP; CEAP/RS; SOS Corpo/PE; Comissão Pró Indio/SP; INESC/DF; CAA/MG; GTNM/BA; Núcleo de Estudos em Direitos Humanos da UFRJ e da UFG).

Representantes de agências de cooperação internacional (MISEREOR; Pão para o Mundo; Heks e Adveniat) também participarão do seminário e dos debates.

Na manhã do dia 31 de março, estão convidados a participar do seminário para uma interlocução politica com a sociedade civil e com as agências de cooperação,representantes de órgãos públicos e de governo, tais como a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR; Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão – PFDC; Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM/PR; Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR/PR; Secretaria Geral da Presidência – SGP; Casa Civil; Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA; além das Comissões de Direitos Humanos da Câmara e do Senado Federal.

Tags:, , , , ,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To use BrandCaptcha you must get an API Key