17 de Maio: Dia Mundial de Combate a Homofobia
   17 de maio de 2014   │     21:23  │  0

Em 17 de maio de 1990, a assembléia geral da Organização Mundial de Saúde retirou o “homossexualismo” da Classificação Internacional de Doenças, declarando que “a as relações entre pessoas do mesmo sexo não constituem doença, nem distúrbio e nem perversão”. Desde então, foi adotado o termo “homossexualidade”, que se refere ao comportamento, e não mais o termo “homossexualismo” que passa a idéia de doença.

Para marcar essa data histórica na luta pela diversidade sexual, o dia 17 de maio foi escolhido como o Dia Internacional de Combate a Homofobia. Em 2010, a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) comemorou, em todo o país, a instituição, por meio de decreto presidencial, do dia 17 de maio como o Dia Nacional de Combate à Homofobia. Neste mesmo ano, também ocorreu a I Marcha Nacional contra a Homofobia em Brasília.

Entretanto, o nosso País ainda está muito longe de superar o preconceito às diferentes orientações sexuais e identidades de gênero. Segundo dados da ONG Grupo Gay da Bahia (GGB), só em 2011, 282 lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais foram assassinadas no Brasil por motivação homofóbica. O País é recordista no número de assassinatos desse tipo, ficando bem a frente de países como o Irã, onde a homossexualidade ainda é considerada crime.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *