Papa rejeita perseguição e discriminação de minorias
   2 de janeiro de 2014   │     16:17  │  0

Papa questiona visão “adocicada” e de “conto de fadas” do Natal

O papa Francisco explicou, durante a celebração da reza do Ângelus na praça de São Pedro na noite de quinta-feira (26/12/2013), que a “visão adocicada e de conto de fadas” que se tem do Natal não é a que aparece no Evangelho. Na mensagem, o papa também denunciou a perseguição dos cristãos em várias partes do mundo.

“Vocês não têm medo da chuva?”, perguntou, brincando, o papa aos fiéis, hoje apenas algumas centenas que aguaradavam sob uma intensa chuva na praça de São Pedro. Depois Francisco explicou que hoje se celebra São Estêvão, que foi o primeiro mártir da Igreja, e lembrou seu martírio por apedrejamento e como perdoou seus agressores no momento de sua morte. O pontífice argentino explicou que “a festa São Estêvão está em plena sintonia com o profundo significado do Natal, já que no martírio o amor venceu a violência”.

“A memória do primeiro mártir dissolve a falsa imagem do Natal, essa imagem de contos de fada, adocicada, que no Evangelho não existe”, explicou. Jorge Bergoglio afirmou que “na Liturgia se lê o sentido autêntico da encarnação, vinculando o Presépio ao Calvário e lembrando que a salvação divina implica a luta contra o pecado e que passa pela cruz”. Francisco também pediu para rezarem pelos “cristãos que sofrem discriminação por testemunhar Cristo e o Evangelho”. “Irmãos e irmãs que, como São Estêvão são acusados injustamente e são alvo de violência de vários tipos.

Isso ocorre especialmente onde a liberdade religiosa não se garante ou não pode ser plenamente praticada”, disse. O pontífice também denunciou que “em países e ambientes em que se diz que se tutela a liberdade e os direitos humanos, no entanto os fiéis e especialmente os católicos encontram limitações e discriminações”. “Apesar de o cristão esperar isso, no plano civil essa injustiça precisa ser denunciada e eliminada”, acrescentou.

O papa terminou seu discurso de hoje pedindo que esta Natal suscite um “generoso compromisso de amor e que no interior das famílias e das várias comunidades se viva esse clima de fraternidade e de entendimento que tanto ajuda o bem comum”.

Francisco só cometeu um equívoco: Estevão não tem nada a ver com o natal. Ele morreu muito depois da crucificação (Páscoa) e do Pentecostes. Fazer referência a Estevão para tirar o natal do ‘conto de fadas’ que os americanos construíram em nome de boas venda$$$  é totalmente inapropriado.  A única passagem do Novo Testamento que fala de Estevão está em Atos (dos Apóstolos), capitulo 6.1-15.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *