The Queen of Freedom
   Blog Diversidade   │     17 de julho de 2013   │     22:01  │  0

A rainha Elizabeth 2º sancionou nesta quarta-feira (17) a lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Inglaterra e no País de Gales.

Os primeiros casamentos, porém, só poderão ser realizados a partir do próximo ano porque o governo tem de resolver algumas questões administrativas, como o efeito sobre as pensões.

Ontem, o Parlamento britânico tinha aprovado a lei, e a sanção da rainha era uma mera formalidade. As outras regiões do Reino Unido –Escócia e Irlanda do Norte têm sua própria legislação.

É um momento histórico, que repercutirá na vida de muitas pessoas. Estou muito orgulhosa que o tenhamos tornado possível”, afirmou a ministra da Cultura, Maria Miller, cuja pasta elaborou o texto.

A mudança, entretanto, é mais simbólica que prática, porque os casais homossexuais já tinham os mesmos direitos parentais que os casais heterossexuais. Eles podiam adotar, recorrer à procriação medicamente assistida e à barriga de aluguel, desde que não seja remunerada, e podiam unir civilmente desde 2005.

Ativistas, porém, diziam que a distinção dava a impressão de que a sociedade considera os relacionamentos homossexuais como inferiores.

O matrimônio homossexual quase não causou agitação em meio a opinião pública, majoritariamente favorável ao tema, mas dividiu o Partido Conservador, do primeiro-ministro David Cameron.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *