“Governo Dilma exclui gays”, diz presidente da ABGLT
   Blog Diversidade   │     9 de março de 2013   │     16:44  │  9

Carlos Magno – Presidente da ABGLT Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais

Para o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transsexuais (ABGLT), Carlos Magno Silva Fonseca, o governo da presidente Dilma Rousseff, do PT, é contraditório. De acordo com suas observações, de um lado ela avança na área de inclusão social, com a ampliação de programas de transferência de renda. De outro, quando se trata da minoria gay, ela exclui.

 

“Nossa comunidade está fora dos processos de inclusão desse governo”, diz o presidente da maior organização do grupo LGBT do País, com 285 associações filiadas. “Até agora a presidente Dilma não demonstrou nenhum interesse em definir e levar adiante políticas públicas para mudar a realidade de discriminação e violência contra nossa comunidade.”
Carlos Magno aponta como exemplo do desinteresse da presidente a recente indicação do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão da Direitos Humanos da Câmara, graças a articulações com o PT, que abriu mão do cargo. “A presença desse pastor na direção da comissão é um retrocesso, uma ameaça a tudo que já conquistamos.”
Jornalista, com pós-graduação em mídias digitais, Carlos Magno milita no Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais. Com a sua eleição para a ABGLT, em janeiro, a entidade deu uma guinada política: a presidência anterior era menos crítica ao governo e ao PT.
Como avalia o governo da presidente Dilma?
Deixa muito a desejar. Desde que ela suspendeu o kit contra a homofobia e fez declarações dizendo que não iria fazer propaganda de orientação sexual, coisa que nunca pedimos, deu para perceber que nossas questões não seriam incorporadas aos compromissos do governo. Ela está andando na contramão. Enquanto o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, discursa reconhecendo o direito dos casais homossexuais, enquanto a Inglaterra, França, Espanha e até a nossa vizinha Argentina avançam nessa direção, aqui, até agora, a presidente não demonstrou nenhum interesse em definir e levar adiante políticas públicas para mudar a realidade de discriminação e violência contra nossa comunidade.
Uma das grandes bandeiras do governo é a inclusão social.
É um governo contraditório. Não se pode deixar de reconhecer que está em andamento um grande processo de inclusão social no País. Mas, ao mesmo tempo, a questão LGBT é negligenciada. Até parece que não existe nenhuma demanda, que a comunidade não é vítima de agressões, de violências, de perseguições estimuladas por fundamentalistas religiosos.
Está dizendo que a inclusão não chega aos gays?
O governo Dilma exclui gays. Não vi ainda esforço nenhum de inclusão. A presidente não fez nenhum gesto para mostrar que não estamos excluídos. No Brasil, de acordo com levantamento do Grupo Gay da Bahia, um homossexual é assassinado a cada 36 horas – e o governo não tem política efetiva para combater essa violência.
Como vê a polêmica da indicação do pastor Marco Feliciano, do PSC, para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias?
Estamos mobilizados para evitar que isso aconteça. A comissão é estratégica para todos os setores envolvidos com a defesa dos direitos humanos. É extremamente preocupante saber que pode ficar nas mãos do Marco Feliciano, deputado que tem um longo histórico de declarações homofóbicas e racistas. Como é possível que uma pessoa sem o mínimo envolvimento com as bandeiras e conquistas históricas dos direitos humanos seja indicada para a presidência da comissão?
A indicação se deve a articulações e compromissos do PT para manter a governabilidade da gestão Dilma.
O governo não pode, em nome da governabilidade, por em risco as conquistas democráticas. A presença desse senhor na comissão é um retrocesso, uma ameaça a tudo que já conquistamos. 
Como vê essa aproximação entre evangélicos e governo?
Esses pastores estão no congresso para defender seus interesses e convicções religiosas. Isso vai na contramão da questão pública. É um erro deslocar a arena religiosa para a arena política, porque isso interfere no princípio da laicidade do Estado. O mais preocupante, porém, é ver que esse setor está aliado com que há de mais atrasado e conservador. Ceder aqui significa colocar a democracia, as conquistas democráticas e a participação dos movimentos sociais em risco. Trata-se de uma clara ameaça às denominações religiosas de matriz africana, aos direitos das mulheres, ao debate sobre internações compulsória.
O que governo deve fazer?
Em primeiro lugar, deve ouvir os movimentos sociais – e não apenas o setor religioso. Como presidente da República, Dilma tem obrigação de ouvir todos os setores da sociedade. No Congresso, precisa dar atenção aos parlamentares que estão, de fato, comprometidos com as lutas sociais.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ABGLT

Tags:,

>Link  

COMENTÁRIOS
9

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Wagner

    1- Na França houve uma passeata onde mais 800 mil pessoas protestaram contra o “casamento gay”. Com certeza esta população da França foi ignorada e mostrou sua indignação:http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2013/01/130114_casamento_gay_franca_mm.shtml
    2- O que acontece no Brasil “é,no mínimo, uma ingratidão”, palavras de Rachel Sheherazade, com o país que foi formado pelos princípios cristãos!
    3- O discurso de laicidade é imposto no brasileiro de goela abaixo, já que mais 80% dos brasileiros tem alguma religião e na sua maioria cristã! O Brasil não é ateu!
    4- Os jovens são os que mais morrem por minuto no Brasil!
    5- Movimento gay e universidades estão simplesmente sendo usados pelos governos e principalmente pelos deputados e senadores do PT e PSOL , nos bastidores sem a aprovação da maioria dos brasileiros impondo uma revolução cultura que vem ajudando o comunismo, que vem agindo através deste meios para subjugar a população!

    Reply
    1. Blog Diversidade Post author

      Prezado Wagner.

      Mesmo que o Brasil fosse um país totalmente cristão, mesmo assim não poderíamos fechar os direitos para quem quer que seja, não sou cristão, não me identifico ateu, mas mesmo assim, entendo que não podemos satanizar, nem A nem B..

      Da mesma forma que você acredita na bíblia, eu tenho o direito de não acreditar e acreditar em um ser superior a todos. Da mesma forma o ateu tem de não acreditar em Deus.

      Outra, você esta totalmente equivocado. O Brasil nem sempre foi um país cristão, leia a historia e verá, que os colonizadores chegaram e os índios já existiam, com suas crenças formadas. O que houve ?? Foram assassinados, massacrados, humilhados, tiveram que engolir um Deus de goela a baixo que eles não conheciam. Os negros foram escravizados e tiveram também que negar seu Deus.. Meu amigo, que Deus é este… ???? Este mesmo Deus que em nome dele se impôs e se impõe ate hoje, Adolf Hitler o maior sanguinolento da historia dizia que criava e se intitulava se cristão.. Quanto a historia dele meu caro, creio eu que não preciso contar…

      Que Deus é este, que mata, massacra, impõe, rouba , mata… Você acha mesmo que isto é cristianismo ??? Ou seja , ser cristão…. São dois lados de moedas diferentes…. Você e eu , por acreditar em um ser superior e do outro lado os Índios e os ateu.. entre outras raças… Fazer o bem, sem olhar a quem. Deus não é politica, Deus não é negocio , Deus é sabedoria e bondade… Deus não julga, Deus não mata, Deus não impõe regras, Deus não usa de trapassas para se adquirir bens, Deus não usa de seu infinito poder para pregar o bem , para os que você intitula ser dele, e pregar a exclusão dos que vc ver como sobrenatural. Índios, Gays, Matizes africanas, Ateus entre outros… Pense nisto… Um forte abraço e venha para a luta… garanto que seu dizimo, será muito bem melhor aproveitado por Deus,se caso vc dê, para os que mais precisam… Pós Deus não precisa de luxuria… os seus sim. E esta luxuria as vezes é o minimo, um tento simples, uma banda de pão com margarina mesmo, uma cesta básica por exemplo… A luz superior esta ai.. Na bondade…

      Att,
      Nildo Correia – Blog Diversidade

      Reply
      1. Wagner

        Luxuria não tem nada ver com dinheiro e sim com prazer e erotismo! Não estou julgando ninguém! Respeito aqueles que fizeram sua escolha e entendo aqueles que tem por questões biológicas tem atração pelas pessoas do mesmo sexo, aliás tenho colegas que são homossexuais! A Igreja tem suas convicções! Não vou discutir questões de fé, até porque o caro colega Sérgio Ricardo é mais entendido! Nildo você colocou bem que Deus não impõe as coisas, por isso o homem é livre e faz o que bem entender, até matar e dizer que foi por causa D’Ele e até que foi Ele! Respeito sua opinião, mas não concordo em sua maioria!

        Reply
  2. Wagner

    1- Na França houve uma passeata onde mais 800 mil pessoas protestaram contra o “casamento gay”. Com certeza esta população da França foi ignorada e mostrou sua indignação:http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2013/01/130114_casamento_gay_franca_mm.shtml
    2- O que acontece no Brasil “é,no mínimo, uma ingratidão”, palavras de Rachel Sheherazade, com o país que foi formado pelos princípios cristãos!
    3- O discurso de laicidade é imposto no brasileiro de goela abaixo, já que mais 80% dos brasileiros tem alguma religião e na sua maioria cristã! O Brasil não é ateu!
    4- Os jovens são os que mais morrem por minuto no Brasil!
    5- Movimento gay e universidades estão simplesmente sendo usados pelos governos e principalmente pelos deputados e senadores do PT e PSOL , nos bastidores sem a aprovação da maioria dos brasileiros impondo uma revolução cultura que vem ajudando o comunismo, que vem agindo através deste meios para subjugar a população!

    Reply
    1. Blog Diversidade Post author

      Prezado Wagner.

      Mesmo que o Brasil fosse um país totalmente cristão, mesmo assim não poderíamos fechar os direitos para quem quer que seja, não sou cristão, não me identifico ateu, mas mesmo assim, entendo que não podemos satanizar, nem A nem B..

      Da mesma forma que você acredita na bíblia, eu tenho o direito de não acreditar e acreditar em um ser superior a todos. Da mesma forma o ateu tem de não acreditar em Deus.

      Outra, você esta totalmente equivocado. O Brasil nem sempre foi um país cristão, leia a historia e verá, que os colonizadores chegaram e os índios já existiam, com suas crenças formadas. O que houve ?? Foram assassinados, massacrados, humilhados, tiveram que engolir um Deus de goela a baixo que eles não conheciam. Os negros foram escravizados e tiveram também que negar seu Deus.. Meu amigo, que Deus é este… ???? Este mesmo Deus que em nome dele se impôs e se impõe ate hoje, Adolf Hitler o maior sanguinolento da historia dizia que criava e se intitulava se cristão.. Quanto a historia dele meu caro, creio eu que não preciso contar…

      Que Deus é este, que mata, massacra, impõe, rouba , mata… Você acha mesmo que isto é cristianismo ??? Ou seja , ser cristão…. São dois lados de moedas diferentes…. Você e eu , por acreditar em um ser superior e do outro lado os Índios e os ateu.. entre outras raças… Fazer o bem, sem olhar a quem. Deus não é politica, Deus não é negocio , Deus é sabedoria e bondade… Deus não julga, Deus não mata, Deus não impõe regras, Deus não usa de trapassas para se adquirir bens, Deus não usa de seu infinito poder para pregar o bem , para os que você intitula ser dele, e pregar a exclusão dos que vc ver como sobrenatural. Índios, Gays, Matizes africanas, Ateus entre outros… Pense nisto… Um forte abraço e venha para a luta… garanto que seu dizimo, será muito bem melhor aproveitado por Deus,se caso vc dê, para os que mais precisam… Pós Deus não precisa de luxuria… os seus sim. E esta luxuria as vezes é o minimo, um tento simples, uma banda de pão com margarina mesmo, uma cesta básica por exemplo… A luz superior esta ai.. Na bondade…

      Att,
      Nildo Correia – Blog Diversidade

      Reply
      1. Wagner

        Luxuria não tem nada ver com dinheiro e sim com prazer e erotismo! Não estou julgando ninguém! Respeito aqueles que fizeram sua escolha e entendo aqueles que tem por questões biológicas tem atração pelas pessoas do mesmo sexo, aliás tenho colegas que são homossexuais! A Igreja tem suas convicções! Não vou discutir questões de fé, até porque o caro colega Sérgio Ricardo é mais entendido! Nildo você colocou bem que Deus não impõe as coisas, por isso o homem é livre e faz o que bem entender, até matar e dizer que foi por causa D’Ele e até que foi Ele! Respeito sua opinião, mas não concordo em sua maioria!

        Reply
  3. SERGIO RICARDO

    NÃO É POSSÍVEL, QUE MAIS UMA VEZ VOU TER QUE ESCLARECER AS MESMAS COISAS? DIANTE DE TANTOS “TEÓLOGOS” QUE APARECEM E FALAM SOBRE DÍZIMO, OFERTA, MISSÕES,HISTÓRIA DO CRISTIANISMO, ESCATOLOGIA E ETC, SÓ TEM “ESPECIALISTAS” NA MATÉRIA, ESTOU ATÉ INTERESSADO EM FAZER UM BACHARELADO NESSE SEMINÁRIO DE VOCÊS, POIS VOCÊS CONHECEM TANTO DE TEOLOGIA, QUANTO EU “CONHEÇO” DE ENERGIA NUCLEAR. EU IRIA ATÉ FALAR ALGO, MAS DIANTE DE TANTA SAPIÊNCIA NA MATÉRIA PELOS COMENTÁRIOS APRESENTADOS, EU FICO ATÉ ENCABULADO. DEUS, TENHA MISERICÓRDIA!

    Reply
  4. SERGIO RICARDO

    NÃO É POSSÍVEL, QUE MAIS UMA VEZ VOU TER QUE ESCLARECER AS MESMAS COISAS? DIANTE DE TANTOS “TEÓLOGOS” QUE APARECEM E FALAM SOBRE DÍZIMO, OFERTA, MISSÕES,HISTÓRIA DO CRISTIANISMO, ESCATOLOGIA E ETC, SÓ TEM “ESPECIALISTAS” NA MATÉRIA, ESTOU ATÉ INTERESSADO EM FAZER UM BACHARELADO NESSE SEMINÁRIO DE VOCÊS, POIS VOCÊS CONHECEM TANTO DE TEOLOGIA, QUANTO EU “CONHEÇO” DE ENERGIA NUCLEAR. EU IRIA ATÉ FALAR ALGO, MAS DIANTE DE TANTA SAPIÊNCIA NA MATÉRIA PELOS COMENTÁRIOS APRESENTADOS, EU FICO ATÉ ENCABULADO. DEUS, TENHA MISERICÓRDIA!

    Reply
  5. andre luiz

    Reparem:
    O governo em janeiro de 2012 abaixou o IPI (imposto sobre pre fabricados) abaixado o IPI os consimidores Brasileiros comessarão a comprar carros como se fosse facil consorcios e outros mostrarão grandes ofertas baixando o preso de seus automoveis mas oque o governo federal des (DIlma)???
    Dilma decretou em janeiro de 2013, 18% da energia eletreica seria abatida (obiservem) em abril de 2013 ”Dilma Rusefi” decretou aproximados 30% de almento na gasolina oq aconteseu foi que tanto carros comprados presisão de gasolina e assim familias com aproximados aogra 2 carros terão prejuisos considerados, então tecnicamente caimos em um golpe super faturado do governo federal e esses 18% da energia que eu comentei neste mais foi publicado pela anatel e cemigui teis destribuidoras de energia um almento de aproximados 5% da energia detalhe só para população empresas ficarão fora deste ajuste então fasa as contas deu 13% de queda na energia e em gasolina 30% como estamos usando o carro mais que a energia pois detalhe metade do dia e soll não nessesitamos de energia e saimos de carro dia e noite ficamos num prejuiso estimado de mais de 27% da nossa conta mensal detalhe para trabalhar nos usamos mais a gasolina que a energia oque nos brasileiros vamos fazer a respeito reparem nos somos um dos maiores produtores de energia limpa e de combustivel do mundo e temos uma das maiores taxas de mercado em tais areas de energia e combustivel ate onde isso vai??? isoto é a consequencia de nos brasileiros não sabermos (pesquisarmos) as propostas dos governadores que nos pomos a nossa frente rpocurem meus caros eleitores fazerem grupos contra este governo e pesquisarem os teus candidatos antes de votarem não indo uns pelas cabessas dos outros reparem nas proximas atualizações do governo que vcs verão tais golpes e cuidado para não cairem neles porque pessoas que compraram carros resentemente cairam nesta armadilha oq nos podemos fazer?
    nos podemos parar de abasteser em postos da BR tendo uma quebra na tarifa do combustuvel e pararem de comprar qualqueres coisas que venham do governo federal. reflitão sobre isto e não caiam nestas armadilhas do governo se abaixarem demeis os pressos cuidado pois eles vão te dar um golpe assim como pesquisadores falam da armadilhas em mercados o consumo sem nessecidade o vilão mais esperto eo governo e o mais abusado pois ele comanda tudo… Reflitão em quem os senhores e senhoras votaram e noque deu esta desisão 🙁 …
    produtor da pesquisa: A.L.C.C

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *