Gays assumidos são menos estressados que os enrustidos e os héteros, diz pesquisa
   1 de fevereiro de 2013   │     13:37  │  0

Um estudo realizado por pesquisadores de Hospital Louis H. Lafontaine, afiliado à Universidade de Montreal, no Canadá, revelou que gays e lésbicas que saem do armário são menos estressados em relação aos enrustidos.

A pesquisa, que foi publicada nessa terça (29) na Psychosomatic Medicine, indica ainda que os gays são mais relaxados que os heterossexuais. Para chegar aos resultados, a equipe testou níveis de cortisol (um hormônio do estresse) e outros indicadores de tensão em homossexuais, bissexuais e heterossexuais.

“Contrariando nossas expectativas, homens gays e bissexuais têm menos sintomas depressivos e níveis menores de carga alostática (uma medida do estresse do corpo) do que homens heterossexuais”, diz Robert-Paul Juster, o principal autor do estudo.

Os testes foram feitos com 87 pessoas, entre homens e mulheres, com idade em torno dos 25 anos. Eles foram submetidos a exames de sangue, saliva e urina, além de questionários psicológicos.
      “Lésbicas, gays e bissexuais que se assumiram para suas famílias e amigos tinham níveis menores de sintomas psiquiátricos e menores níveis de cortisol pela manhã em relação aos que ainda estavam no armário”, afirmou Juster.
     A província de Quebec, de maioria francesa, tem recebido muitos gays da França, que sofrem intolerância no país. Nos últimos meses, temas como o casamento gay e a adoção de crianças por homossexuais são constantes no país, recebendo muitas críticas da parte conservadora da sociedade francesa.
      “Sair do armário não é mais um assunto de debate popular, mas uma questão de saúde pública. Internacionalmente, as sociedades devem se esforçar para facilitar essa autoaceitação, promovendo a tolerância, o avanço da política e a dissipação do estigma de todas as minorias”, disse o pequisador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *