Os Apóstolos do ódio e as minorias marginalizadas no Brasil
   Blog Diversidade   │     19 de janeiro de 2013   │     0:12  │  14

Artigo

 

Por: Marcelo Ribeiro da Silveira – Acadêmico de Direito (5º sem./UCDB 2015). -Func. Público. Espírita de coração, católico de batismo ou simplesmente um cristão tolerante em formação.

 

A cada dia, brasileiros de bem assistem passivamente a milhares de concidadãos serem perseguidos, humilhados, violentados e até assassinados nas ruas pelo simples fato de serem “diferentes” ou por possuírem uma orientação sexual não dominante na sociedade. O “estranho” ou o “diferente” nos incomoda tanto, nos apavora e em alguns casos enoja e por quê? Porque tanto incômodo com o casamento gay? Qual o motivo de tanta aversão e histeria generalizada para com os direitos dos LGBTs (lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros)? Qual a razão de tanto ódio e atos de barbárie direcionados a uma minoria tão marginalizada e silenciosa? Quando digo minoria silenciosa, refiro-me aos milhares de jovens que, invisíveis, não estão na mídia, na política ou até mesmo nas ditas paradas gays. São eles as maiores vítimas de preconceito e violência gratuita, a começar dentro de casa, quando expulsos e atacados na sua alma e dignidade adolescente.  A eles dedico estas singelas linhas.

Temos que observar a realidade da qual não participamos, e ela existe para – talvez – fazer com que cada um de nós reveja seus conceitos e respeite as diferenças ao nosso redor. Tentar ser “mais humano” e menos cruel. Tanto que a própria Justiça não inovou, ao reconhecer e estender os direitos da união estável aos homoafetivos, mas apenas reconheceu uma realidade social muito antes construída. O Judiciário agiu salutarmente, tirando da escuridão uma situação que há milênios a sociedade já experimentava e assistia, mas que muito ainda tem que avançar na seara dos direitos humanos individuais.

Toda essa situação conturbada conta ainda com um complicador perverso: o ingrediente ultraconservador religioso-fundamentalista, que só endurece os corações e cega o olhar da justiça, para confundir e “converter” a plateia desinformada e leniente com a barbárie. Impondo a sua vontade por um estado teocrático, os fanáticos religiosos acusam-nos cinicamente de querermos implantar uma ditadura gay no país, o que é uma farsa. Se vivemos sob alguma ditadura, a vigente é a da intolerância e do conservadorismo religioso-fundamentalista.

O Brasil, no quesito direitos humanos dos LGBTs, anda ainda na contramão do mundo, quando comparado com vários países do planeta, incluindo nossos vizinhos Argentina e Chile, que já garantem a legalidadedo casamento gay e de outros direitos fundamentais, mais que a simples união estável. Vale observar: alguns destes são países de matriz católica, muito mais conservadores que o nosso Brasil.

Os gays não são donos de rádios, jornais e canais de televisão aberta, meios de comunicação oferecidos por concessão do Estado. Também eles não são nomeados Ministros de Estado, para que sejam mantenedores da união e obediência à base religiosa do governo no Congresso. E muito menos, não são donos de mentes e corações, para obter lucros financeiros extraordinários, usando e abusando do nome de Deus. O fato de poder executivo central alimentar os fundamentalistas com privilégios e instrumentos de poder político ou de concessões de rádios e TVs, abre brecha a um “estado” paralelo perigoso.

A orientação sexual merece tutela jurídica sim, porque é inerente à condição de ser pessoa. Expressá-la é mais que um direito à dignidade da pessoa humana, é a certeza de vivenciar uma sociedade livre e justa. Se por ora não podemos experimentar uma sociedade igualitária, que ela seja, ao menos, equitativa e respeitosa. A dignidade de cada indivíduo é a garantia de sua igualdade de tratamento perante a lei, independentemente de sua orientação sexual, ideologia, classe social e econômica ou de sua religião. Como todas as pessoas, também os gays querem desfrutar das garantias do direito à vida, à liberdade, o direito sagrado de ir e vir e ao direito de ter direitos. Só querem ser felizes e respeitados na sua dignidade, sem privilégios e com igualdade de tratamento.

O Estado é laico e, portanto, deve assegurar a todos o direito de crença. Deve ainda não ter paixões religiosas, sendo que nenhuma religião deve pautar sua ação em detrimento das demais. Porém, esse laicismo vem sendo sistematicamente desconfigurado e confundido. Por isso um apelo: “ACORDE CONGRESSO NACIONAL, MANIFESTE-SE PRESIDENTA DILMA”.

Uma democracia de fato não dá carta branca ao opressor para, por meio do discurso religioso, segregar ou violentar qualquer pessoa. A liberdade sem responsabilidade e humanismo é anomia e não mais liberdade. É preciso, portanto, que se criem mecanismos, com a iniciativa e incentivo do Estado, que coíbam o discurso violento e excludente, seja ele laico ou religioso.

Admirável e exemplar o posicionamento do grande mestre professor drº Luís Roberto Barroso, no memorável dia da aprovação no STF da união estável homo afetiva, para refletir: “Não tenho aqui a pretensão de mudar a convicção nem a fé de qualquer pessoa, o que faz a beleza de uma democracia, de uma sociedade plural e aberta é a possibilidade de convivência harmoniosa de pessoas que pensam de maneira diferente…”. ”Ninguém deve ser diminuído nessa vida pelos afetos que possuem”.

Dentre as religiões que existem, não deve haver alguma que não pregue o amor ao próximo, pelo menos na teoria. A maioria delas acredita em um Deus bom, Pai e salvador, que veio a Terra encarnado na pessoa do próprio filho. Jesus Cristo, desde menino, exercitou a tolerância e o mais puro amor ao próximo e em nenhuma de suas pregações incitou o ódio ao semelhante ou negou a alguém o direito de subir ao Reino do Céu. Nunca pregou o separatismo fundamentalista, pois Ele amava a todos indistintamente. Basta lembrar que impediu que Maria Madalena fosse apedrejada, multiplicou pães para dar de comer a quem tinha fome e morreu na cruz para salvar toda a humanidade, sem exceção.

Ou amemos o nosso semelhante na sua integralidade, incluindo seus defeitos e pecados ou não amamos ninguém e nos odiemos a todos indistintamente, declarando guerra (santa?) uns aos outros e aos “diferentes”. E por assim agir, não poderemos jamais encher a boca e bater no peito, nos intitulando cristãos ou crentes filhos de Deus. Menos intolerância e ódio, mais amor e respeito, por favor! A fé que professo me faz dizer: “SEI QUE EU NÃO SOU LIVRE, ENQUANTO UMA PESSOA PERMANECER ESCRAVA…”, como é caso desses opressores, que são os mentalmente escravos, atados às pesadas correntes da ignorância e da bestialidade humana de uma época medieval.  Por tudo isso, cabe questionar: qual é a justificativa de alguns poucos e barulhentos evangélicos e católicos se posicionarem de modo tão assustadoramente preconceituoso, sexista e violentamente insano contra uma minoria de simples cidadãos brasileiros, pagadores de impostos, eleitores e de fato partícipes da vida social? Agem cegamente como verdadeiros cães de guarda de Deus. Quem disse a essa meia dúzia de pregadores, pastores ou padres que é pecado amar o seu igual? Quem lhes outorgou a missão de banir o diferente e a diversidade sexual da face da terra? Por que se arvoram no direito inquisitório e medieval de ser a mão de Deus na terra a separar os “bons” dos “maus”? Os “pecadores” dos “santos”? O que pensaria Jesus hoje? E, por último: será que Deus é sexista e homo fóbico?

Conclamo a todos eles, os apóstolos e pregadores das diversas vertentes religiosas homo fóbicas, a somarem com o resto da boa e esperançosa humanidade, sim ela existe e é gigantesca. Que eles possam canalizar e focar toda essa energia e poder da palavra que possuem para banir da face da terra a fome, a miséria, as guerras insanas e covardes. Que deixem de lado, ou até mesmo esqueçam, a sexualidade e a genitália individual alheia e se dediquem mais tempo e ação ao que interessa de fato: os problemas urgentes da humanidade e do planeta terra. Sem ódios, machismos ou revanchismos. Que se empenhem pelo aniquilamento da corrupção, da mentira, da ignorância e das doenças nos países pobres.

Que eles colaborem para frear o avanço do aquecimento global, a disseminação das armas nucleares e das drogas que destroem famílias inteiras. E, principalmente, que possam dar um basta ao preconceito, à discriminação, ao racismo e a violência gratuita. Seria bem mais produtivo e positivo para a humanidade, se seus líderes, políticos e religiosos, se esforçassem com mais sinceridade e afinco, nessa luta em benefício de todos. Respeitando as Leis do País e a dignidade da pessoa humana em primeiro lugar.

esta a nós humildemente, cristãos de verdade e cidadãos conscientes, refletir e seguir os passos do Pai, no seu mandamento máximo: “AME A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÔXIMO COMO A TI MESMO”.  E em paralelo com o artigo 5º da constituição federal: “TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, SEM DISTINÇÃO DE QUALQUER NATUREZA, GARANTINDO-SE AOS BRASILEIROS E AOS ESTRANGEIROS RESIDENTES NO PAÍS A INVIOLABILIDADE DO DIREITO À VIDA, À LIBERDADE, À IGUALDADE, À SEGURANÇA E A PROPRIEDADE…”. sem fanatismos, ignorâncias e separatismos obscurantistas. Basta de guerras injustificáveis no mundo de hoje. Somos todos irmãos.

Ergamos a bandeira da paz. Não só pelo fim da homofobia que mata, mas por toda e qualquer forma de discriminação e preconceito que gere violência, ceifando a vida de inocentes. Ser verdadeiramente humano e cristão é ser de Deus e Ele é amor em estado puro. Tentemos olhar o próximo, através dos olhos de Deus. É chegada à hora de assegurar a todos o direito inalienável e fundamental ao afeto e à felicidade. Salve a sociedade livre! Parabéns ao corajoso STF! Viva o Estado Laico e a Democracia!

>Link  

COMENTÁRIOS
14

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. SERGIO RICARDO

    PARECE ATÉ QUE QUEM MATA HOMOSSEXUAL NO BRASIL SÃO OS CRISTÃOS,ORE PARA QUE UM DIA ESSE POVO NÃO DESAPAREÇA DA FACE DA TERRA POIS O DESTINO DE VOCÊS SERA O MESMO. EU QUERO LOGO QUE ALTERE O CITADO ARTIGO 5º DA C.F. PARA QUE O LEGISLATIVO INSIRA LOGO: “TODOS SÃO IGUAIS HOMENS MULHERES… E QUE QUISEREM COLOCAR”, SÓ ASSIM ACABA ESSA CONFUSÃO, EM TESE,FALO ISSO PORQUE TEM GENTE QUE, SÓ PARA CITAR, GOSTA DE FAZER SEXO COM ANIMAIS E AÍ QUEM VAI DEFENDER QUE ESSE GÊNERO APAREÇA NA CARTA MAGNA SERÁ EU, SOB PENA DE AFRONTAR TAMBÉM ESSA CLASSE. SÓ QUE NESSA ÉPOCA, EU GOSTARIA DE JÁ TER PARTIDO PARA ETERNIDADE, PARA NÃO VER DEUS DESTRUIR A HUMANIDADE COM TODA SUA IRA, COMO FOI COM SOMOMA E GOMORRA NO PASSADO. AGORA SOBRE TEOLOGIA, NÃO VOU DISCUTIR COM QUEM NUNCA LEU SEQUER UM VERSÍCULO BÍBLICO, LEIAM ALGUMA COISA DEPOIS A GENTE DEBATE, PORQUE O MARCELO RIBEIRO NEM PELO MENOS ACABOU A FACULDADE DE DIREITO MAS UM DIA QUANDO ELE PASSAR NO EXAME DA ORDEM MUDE UM POUCO SUAS CONCEPÇÕES.

    Reply
    1. marcelo ribeiro

      Caro Sergio, é, pelo jeito, não leu e nem entendeu a essência do artigo, julga pela capa, triste. humanismo, tolerancia e dialogo não é o forte dos débeis e fanáticos religiosos, que sonham com o talibã evangelico tomando o poder e implantando o estado teocrático. não o conheço, portanto não o julgo. DIZ O DITADO:….”religião não define caráter”. adolf hitler era cristão e temente a Deus, e o grande mestre da poesia não falada Charles Chaplin era ateu, e daí??? nem bíblia como desodorante garante um lugar no paraíso. DEUS UNE, DEUS É AMOR, religião só separa e desagrega. triste a Nação que depende de déspotas, idolotras, pitt bulls do senhor e vendilhões do templo. só sei que, Pessoas como o malafaia e sua trupe…dizem que não incitam a violência. Não é a sua mão que segura à faca, o revolver ou a lâmpada fluorescente, mas é a sobreposição de seus fracos e débeis argumentos MEDIEVAIS ao longo da história que distorce o mundo, impõe seus dogmas e torna o ato de esfaquear, atirar, emular e atacar banais. Ou melhor, dizendo, “necessários”, quase um pedido do céu. São pessoas do tipo mental do malafaia e adolf hitler, que não estão preparadas p/ viver numa sociedade plural, aberta e diversa. Eles alimentam lentamente a intolerância e o ódio, que depois será consumida pelos fanáticos apopléticos que fazem o serviço sujo(não necessariamente os cristãos). Afinal o fundamentalismo, a ignorância e a homofobia internalizada de sexualidade mal resolvida, não é privilégio de determinada religião. o Malafaísmo: Ato de meter o bedelho na vida sexual e afetiva Alheia. toma conta do país, como se isso aqui fosse uma Suiça, todos os problemas ja estariam resolvidos, so falta agora eliminar os sujos homossexuais. SORRY, LEIA MAIS, PESQUISE MAIS, ESCUTE MAIS P/ CHEGAR NA EVOLUÇÃO E NA LUZ. “O DEUS QUE HABITA DENTRO DE MIN SAÚDA O DEUS QUE HABITA DENTRO DE VC”.
      NAMASTÊ, SHALON, AXÉ, PAZ E BEM, E VIVA A DEMOCRACIA E A LIBERDADE, SEM FANATISMOS OU IGNORANCIAS. Fique na paz. ABRAÇOS FRATERNOS.

      Reply
      1. SERGIO RICARDO

        MEU AMADO MARCELO RIBEIRO GOSTARIA DE DIZER QUE QUANDO O AUTOR DO BLOG NILDO CORREIA ME ORIENTOU NO TOCANTE AOS COMENTÁRIOS DAS NOTÍCIAS VEICULADAS, DEIXOU-ME BASTANTE A VONTADE PARA EXTERNAR DE FORMA RESPEITOSA TODAS AS INDAGAÇÕES. HOJE É CELEBRADO O DIA DO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, QUANDO VOCÊ DIZ QUE AQUELES QUE CARREGAM A BÍBLIA COMO DESODORANTE, VOCÊ ESTÁ FERINDO MILHÕES DE PESSOAS QUE FAZEM ISSO, NÃO ME ATINGE PORQUE SOU FORMADO EM TEOLOGIA E ME RELACIONO BEM COM TODAS AS DOUTRINAS, POIS NÃO SOU RELIGIOSO, SOU TEÓLOGO, POIS ME CONSIDERO UM ETERNO ESTUDANTE DE TEOLOGIA E TAMBÉM NÃO SOU FUNDAMENTALISTA. E POR FALAR EM FUNDAMENTALISTA, CERTO DIA UM ATEU CRITICOU SEM ENTENDER, COMO UMA PESSOA É FUNDAMENTALISTA OUTRA NÃO, OU SEJA COMO É QUE EXISTEM PESSOAS QUE CREEM PELA METADE E OUTRAS CEGAMENTE? A BEM DA VERDADE, É QUE DEVEMOS COMPREENDER TUDO DE UMA FORMA CONTEXTUALIZADA, A SUA INSATISFAÇÃO COM O MALAFAIA TAMBÉM NÃO TENHO NADA COM ISSO, EMBORA SEI O PORQUE. SUA MÃE EVANGÉLICA TEM ORADO POR VOCÊ TODOS OS DIAS E EU MESMO SEM CONHECÊ-LO TAMBÉM JÁ O INCLUO, É ISSO QUE É CRISTIANISMO, AGORA DIZER QUE DEUS NÃO PUNE É FALTA DE CONHECIMENTO, POIS É UM TEMPO TODO ELE VEM ALERTANDO À HUMANIDADE E ELA DESOBEDECENDO, E ELE PUNINDO, SE QUISERES EU O ENVIO AS CITAÇÕES. VOCÊ ME MANDOU PESQUISAR MAIS, ENTÃO TENHA A HUMILDADE DE DIZER QUE ÉS UM LEIGO NA LEITURA BÍBLICA PORQUE, PORQUE O QUE VOCÊ ESCREVE DENUNCIA ISTO. FALAR DE ALGO QUE EU NÃO CONHEÇO É PERIGOSO, PORQUE POSSO CAIR NA ARMADILHA DA INTOLERÂNCIA, AGORA QUANDO CITO ALGUÉM É PORQUE ESSA PESSOA JÁ TEM CONHECIMENTO DO ASSUNTO EM QUESTÃO, DAÍ VOCÊ TEM DUAS OPÇÕES: OU PESQUISA CONFORME SUA PRÓPRIA ORIENTAÇÃO A MINHA PESSOA, OU CITA. E COM RESPEITO A MINHA ORIENTAÇÃO SEXUAL TÁ MUITO BEM RESOLVIDA, SOU CASADO COM UMA MULHER MARAVILHOSA QUE ME DEU A CONDIÇÃO NATURAL DIVINA DE ME OFERTAR TRÊS FILHOS MARAVILHOSOS E VIVEMOS NA COMUNHÃO DE CRISTO E SOMOS AMIGOS DE VÁRIOS HOMOSSEXUAIS E MUITOS DELES ALCANÇADOS PELO EVANGELHO DE CRISTO, POIS SOFRERAM MUITO NA VIDA E HOJE ESTÃO PREGANDO A PALAVRA DE DEUS PARA HONRA E GLÓRIA, NÃO NOSSA, MAS DAQUELE QUE É O AUTOR A CONSUMADOR DE NOSSAS ALMAS, JEOVÁ RAFÁ (O DEUS QUE CURA), DEUS TEM CURADO ATÉ AIDS, CÂNCER, INCLUSIVE EM FASE TERMINAL,QUANDO SE ESGOTAM AS FILOSOFIAS HUMANAS,AS TEOLOGIAS, A MEDICINA, A QUÍMICA E A FÍSICA, AÍ ENTRA EM AÇÃO O REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. QUE DEUS O ABENÇOE MARCELO, NOME DO MEU QUERIDO FALECIDO IRMÃO, QUE HOJE TÁ NA GLÓRIA, PORQUE ANTES DE MORRER FALAMOS DE JESUS PARA ELE E ELE QUE OUTRORA ANDAVA POR CAMINHOS TORTUOSOS, ENTENDEU A MENSAGEM E VOLTOU AO PRIMEIRO AMOR, A SABER CRISTO, AQUELE QUE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS E HOJE ESTÁ A DIREITA DE DEUS PAI. TUDO PASSA MEU QUERIDO MARCELO, MAS AS PALAVRAS DO DEUS VIVO PERMANECERÃO PARA SEMPRE. DAQUI A CEM ANOS, SE JESUS NÃO VOLTAR ANTES É CLARO, NÓS ESTAREMOS NA ETERNIDADE, E O QUE VAI FAZER A DIFERENÇA, SERÁ A DECISÃO QUE VC TOMAR HOJE, ISSO SE A GENTE NÃO MORRER DAQUI A ALGUNS SEGUNDOS, MINUTOS, HORAS, DIAS OU SEMANAS, NÃO PERCA TEMPO.
        DEUS TE ABENÇOE! SERGIO RICARDO

        Reply
        1. Ramires Santiago

          Sérgio vou falar uma frase do Teólogo Católico Leonardo Boff que gosto muito; ” Todas as coisas que os teólogos dizem são uma maravilha, afinal a maioria são inventadas” Cara eu amo a história e a evolução da humanidade. E contra fatos não há teorias religiosas tendenciosas que tenham relevância. Quando leio a biblia no antigo testamento noto a perfeita moral na instrução normativa universal dos dez mandamentos e a realidade que aquele povo de Israel vivia aquele tempo. Quando tem-se boa interpretação e conhecimento histórico para comparar vc separa que o fato de nas guerras Moisés incentivar o povo a matar os homens da cidades dos inimigos, saquear os bens e poupar mulheres e crianças, fazendo dessas mulheres comcubinas estaria em total contradição com a perfeição moral dos mandamentos. Mas aí nota-de que as pessoas fazem ideias antropomórficas do Criador de acordo com os tempos que vivem e seus conhecimentos, atribuindo a Ele ao longo dos séculos e até os dias de hoje defeitos e características da personalidade humana. E em toda biblia há esse Deus antropomórfico que contradiz com as passagens divinamente inspiradas. A guerra naquele tempo era questão de sobrevivência, então Moisés incentivava o povo com a fé para a própria sobrevivência do grupo. Usando esse exemplo vejo que a humanidade em especial os grandes filosofos não céticos notaram a deficiência desses conceitos. Meu na boa não sou um pseudo-intelectual mas o mínimo de bom senso e de conhecimento que tenho da história da civilização e crenças já me fez perceber que sendo Deus um ser perfeito em todas suas virtudes o castigo tem a finalidade de corrigir. É ridículo suas teorias de inferno e céu externo. O reino dos céus está dentro de cada um, e Cristo que tinha que falar segundo a época e lugares por parábola disse isso. Céu e inferno são estados de consciência, não estão localizados em nenhum espaço exterior e Satanás é a personificação da maldade. Quem mata, rouba, destrói e engana é o homem. E a punição, volto a repeti, tem a finalidade de corrigir. E patético, contraditório e ridículo teólogos e conservadores religiosos quererem sustentar até hoje esses conceitos antropomórficos de Deus. A bíblia de Gênesis a apocalipse é cheia de simbologia e quadros representativos, sem falar das influências de outras culturas ao povo de israel e mesmo aos romanos. Tomar por eternidade o não fim de uma punição ou o descanso de determinados grupos ou pessoas na beatitude comtemplativa é a conclusão de que esse Deus que vc fala não passa de uma criação para controlar e manipular massas. Existindo Deus, e eu creio que exista, ele é muito melhor do que tudo que vc escreveu aí.

          Reply
  2. SERGIO RICARDO

    PARECE ATÉ QUE QUEM MATA HOMOSSEXUAL NO BRASIL SÃO OS CRISTÃOS,ORE PARA QUE UM DIA ESSE POVO NÃO DESAPAREÇA DA FACE DA TERRA POIS O DESTINO DE VOCÊS SERA O MESMO. EU QUERO LOGO QUE ALTERE O CITADO ARTIGO 5º DA C.F. PARA QUE O LEGISLATIVO INSIRA LOGO: “TODOS SÃO IGUAIS HOMENS MULHERES… E QUE QUISEREM COLOCAR”, SÓ ASSIM ACABA ESSA CONFUSÃO, EM TESE,FALO ISSO PORQUE TEM GENTE QUE, SÓ PARA CITAR, GOSTA DE FAZER SEXO COM ANIMAIS E AÍ QUEM VAI DEFENDER QUE ESSE GÊNERO APAREÇA NA CARTA MAGNA SERÁ EU, SOB PENA DE AFRONTAR TAMBÉM ESSA CLASSE. SÓ QUE NESSA ÉPOCA, EU GOSTARIA DE JÁ TER PARTIDO PARA ETERNIDADE, PARA NÃO VER DEUS DESTRUIR A HUMANIDADE COM TODA SUA IRA, COMO FOI COM SOMOMA E GOMORRA NO PASSADO. AGORA SOBRE TEOLOGIA, NÃO VOU DISCUTIR COM QUEM NUNCA LEU SEQUER UM VERSÍCULO BÍBLICO, LEIAM ALGUMA COISA DEPOIS A GENTE DEBATE, PORQUE O MARCELO RIBEIRO NEM PELO MENOS ACABOU A FACULDADE DE DIREITO MAS UM DIA QUANDO ELE PASSAR NO EXAME DA ORDEM MUDE UM POUCO SUAS CONCEPÇÕES.

    Reply
    1. marcelo ribeiro

      Caro Sergio, é, pelo jeito, não leu e nem entendeu a essência do artigo, julga pela capa, triste. humanismo, tolerancia e dialogo não é o forte dos débeis e fanáticos religiosos, que sonham com o talibã evangelico tomando o poder e implantando o estado teocrático. não o conheço, portanto não o julgo. DIZ O DITADO:….”religião não define caráter”. adolf hitler era cristão e temente a Deus, e o grande mestre da poesia não falada Charles Chaplin era ateu, e daí??? nem bíblia como desodorante garante um lugar no paraíso. DEUS UNE, DEUS É AMOR, religião só separa e desagrega. triste a Nação que depende de déspotas, idolotras, pitt bulls do senhor e vendilhões do templo. só sei que, Pessoas como o malafaia e sua trupe…dizem que não incitam a violência. Não é a sua mão que segura à faca, o revolver ou a lâmpada fluorescente, mas é a sobreposição de seus fracos e débeis argumentos MEDIEVAIS ao longo da história que distorce o mundo, impõe seus dogmas e torna o ato de esfaquear, atirar, emular e atacar banais. Ou melhor, dizendo, “necessários”, quase um pedido do céu. São pessoas do tipo mental do malafaia e adolf hitler, que não estão preparadas p/ viver numa sociedade plural, aberta e diversa. Eles alimentam lentamente a intolerância e o ódio, que depois será consumida pelos fanáticos apopléticos que fazem o serviço sujo(não necessariamente os cristãos). Afinal o fundamentalismo, a ignorância e a homofobia internalizada de sexualidade mal resolvida, não é privilégio de determinada religião. o Malafaísmo: Ato de meter o bedelho na vida sexual e afetiva Alheia. toma conta do país, como se isso aqui fosse uma Suiça, todos os problemas ja estariam resolvidos, so falta agora eliminar os sujos homossexuais. SORRY, LEIA MAIS, PESQUISE MAIS, ESCUTE MAIS P/ CHEGAR NA EVOLUÇÃO E NA LUZ. “O DEUS QUE HABITA DENTRO DE MIN SAÚDA O DEUS QUE HABITA DENTRO DE VC”.
      NAMASTÊ, SHALON, AXÉ, PAZ E BEM, E VIVA A DEMOCRACIA E A LIBERDADE, SEM FANATISMOS OU IGNORANCIAS. Fique na paz. ABRAÇOS FRATERNOS.

      Reply
      1. SERGIO RICARDO

        MEU AMADO MARCELO RIBEIRO GOSTARIA DE DIZER QUE QUANDO O AUTOR DO BLOG NILDO CORREIA ME ORIENTOU NO TOCANTE AOS COMENTÁRIOS DAS NOTÍCIAS VEICULADAS, DEIXOU-ME BASTANTE A VONTADE PARA EXTERNAR DE FORMA RESPEITOSA TODAS AS INDAGAÇÕES. HOJE É CELEBRADO O DIA DO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, QUANDO VOCÊ DIZ QUE AQUELES QUE CARREGAM A BÍBLIA COMO DESODORANTE, VOCÊ ESTÁ FERINDO MILHÕES DE PESSOAS QUE FAZEM ISSO, NÃO ME ATINGE PORQUE SOU FORMADO EM TEOLOGIA E ME RELACIONO BEM COM TODAS AS DOUTRINAS, POIS NÃO SOU RELIGIOSO, SOU TEÓLOGO, POIS ME CONSIDERO UM ETERNO ESTUDANTE DE TEOLOGIA E TAMBÉM NÃO SOU FUNDAMENTALISTA. E POR FALAR EM FUNDAMENTALISTA, CERTO DIA UM ATEU CRITICOU SEM ENTENDER, COMO UMA PESSOA É FUNDAMENTALISTA OUTRA NÃO, OU SEJA COMO É QUE EXISTEM PESSOAS QUE CREEM PELA METADE E OUTRAS CEGAMENTE? A BEM DA VERDADE, É QUE DEVEMOS COMPREENDER TUDO DE UMA FORMA CONTEXTUALIZADA, A SUA INSATISFAÇÃO COM O MALAFAIA TAMBÉM NÃO TENHO NADA COM ISSO, EMBORA SEI O PORQUE. SUA MÃE EVANGÉLICA TEM ORADO POR VOCÊ TODOS OS DIAS E EU MESMO SEM CONHECÊ-LO TAMBÉM JÁ O INCLUO, É ISSO QUE É CRISTIANISMO, AGORA DIZER QUE DEUS NÃO PUNE É FALTA DE CONHECIMENTO, POIS É UM TEMPO TODO ELE VEM ALERTANDO À HUMANIDADE E ELA DESOBEDECENDO, E ELE PUNINDO, SE QUISERES EU O ENVIO AS CITAÇÕES. VOCÊ ME MANDOU PESQUISAR MAIS, ENTÃO TENHA A HUMILDADE DE DIZER QUE ÉS UM LEIGO NA LEITURA BÍBLICA PORQUE, PORQUE O QUE VOCÊ ESCREVE DENUNCIA ISTO. FALAR DE ALGO QUE EU NÃO CONHEÇO É PERIGOSO, PORQUE POSSO CAIR NA ARMADILHA DA INTOLERÂNCIA, AGORA QUANDO CITO ALGUÉM É PORQUE ESSA PESSOA JÁ TEM CONHECIMENTO DO ASSUNTO EM QUESTÃO, DAÍ VOCÊ TEM DUAS OPÇÕES: OU PESQUISA CONFORME SUA PRÓPRIA ORIENTAÇÃO A MINHA PESSOA, OU CITA. E COM RESPEITO A MINHA ORIENTAÇÃO SEXUAL TÁ MUITO BEM RESOLVIDA, SOU CASADO COM UMA MULHER MARAVILHOSA QUE ME DEU A CONDIÇÃO NATURAL DIVINA DE ME OFERTAR TRÊS FILHOS MARAVILHOSOS E VIVEMOS NA COMUNHÃO DE CRISTO E SOMOS AMIGOS DE VÁRIOS HOMOSSEXUAIS E MUITOS DELES ALCANÇADOS PELO EVANGELHO DE CRISTO, POIS SOFRERAM MUITO NA VIDA E HOJE ESTÃO PREGANDO A PALAVRA DE DEUS PARA HONRA E GLÓRIA, NÃO NOSSA, MAS DAQUELE QUE É O AUTOR A CONSUMADOR DE NOSSAS ALMAS, JEOVÁ RAFÁ (O DEUS QUE CURA), DEUS TEM CURADO ATÉ AIDS, CÂNCER, INCLUSIVE EM FASE TERMINAL,QUANDO SE ESGOTAM AS FILOSOFIAS HUMANAS,AS TEOLOGIAS, A MEDICINA, A QUÍMICA E A FÍSICA, AÍ ENTRA EM AÇÃO O REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. QUE DEUS O ABENÇOE MARCELO, NOME DO MEU QUERIDO FALECIDO IRMÃO, QUE HOJE TÁ NA GLÓRIA, PORQUE ANTES DE MORRER FALAMOS DE JESUS PARA ELE E ELE QUE OUTRORA ANDAVA POR CAMINHOS TORTUOSOS, ENTENDEU A MENSAGEM E VOLTOU AO PRIMEIRO AMOR, A SABER CRISTO, AQUELE QUE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS E HOJE ESTÁ A DIREITA DE DEUS PAI. TUDO PASSA MEU QUERIDO MARCELO, MAS AS PALAVRAS DO DEUS VIVO PERMANECERÃO PARA SEMPRE. DAQUI A CEM ANOS, SE JESUS NÃO VOLTAR ANTES É CLARO, NÓS ESTAREMOS NA ETERNIDADE, E O QUE VAI FAZER A DIFERENÇA, SERÁ A DECISÃO QUE VC TOMAR HOJE, ISSO SE A GENTE NÃO MORRER DAQUI A ALGUNS SEGUNDOS, MINUTOS, HORAS, DIAS OU SEMANAS, NÃO PERCA TEMPO.
        DEUS TE ABENÇOE! SERGIO RICARDO

        Reply
        1. Ramires Santiago

          Sérgio vou falar uma frase do Teólogo Católico Leonardo Boff que gosto muito; ” Todas as coisas que os teólogos dizem são uma maravilha, afinal a maioria são inventadas” Cara eu amo a história e a evolução da humanidade. E contra fatos não há teorias religiosas tendenciosas que tenham relevância. Quando leio a biblia no antigo testamento noto a perfeita moral na instrução normativa universal dos dez mandamentos e a realidade que aquele povo de Israel vivia aquele tempo. Quando tem-se boa interpretação e conhecimento histórico para comparar vc separa que o fato de nas guerras Moisés incentivar o povo a matar os homens da cidades dos inimigos, saquear os bens e poupar mulheres e crianças, fazendo dessas mulheres comcubinas estaria em total contradição com a perfeição moral dos mandamentos. Mas aí nota-de que as pessoas fazem ideias antropomórficas do Criador de acordo com os tempos que vivem e seus conhecimentos, atribuindo a Ele ao longo dos séculos e até os dias de hoje defeitos e características da personalidade humana. E em toda biblia há esse Deus antropomórfico que contradiz com as passagens divinamente inspiradas. A guerra naquele tempo era questão de sobrevivência, então Moisés incentivava o povo com a fé para a própria sobrevivência do grupo. Usando esse exemplo vejo que a humanidade em especial os grandes filosofos não céticos notaram a deficiência desses conceitos. Meu na boa não sou um pseudo-intelectual mas o mínimo de bom senso e de conhecimento que tenho da história da civilização e crenças já me fez perceber que sendo Deus um ser perfeito em todas suas virtudes o castigo tem a finalidade de corrigir. É ridículo suas teorias de inferno e céu externo. O reino dos céus está dentro de cada um, e Cristo que tinha que falar segundo a época e lugares por parábola disse isso. Céu e inferno são estados de consciência, não estão localizados em nenhum espaço exterior e Satanás é a personificação da maldade. Quem mata, rouba, destrói e engana é o homem. E a punição, volto a repeti, tem a finalidade de corrigir. E patético, contraditório e ridículo teólogos e conservadores religiosos quererem sustentar até hoje esses conceitos antropomórficos de Deus. A bíblia de Gênesis a apocalipse é cheia de simbologia e quadros representativos, sem falar das influências de outras culturas ao povo de israel e mesmo aos romanos. Tomar por eternidade o não fim de uma punição ou o descanso de determinados grupos ou pessoas na beatitude comtemplativa é a conclusão de que esse Deus que vc fala não passa de uma criação para controlar e manipular massas. Existindo Deus, e eu creio que exista, ele é muito melhor do que tudo que vc escreveu aí.

          Reply
  3. maria claudia dos santosd

    Bom sou evangélica não odeio os gays, lésbicas, adúlteros,mentirosos,traidores eu tento obedecer DEUS não é fácil quem disser q segue e não tem dificuldades na verdade não segue!O fato é!Deus condena gays, lésbicas, e etc ele em nenhum momento ou passagem na bíblia que é a palavra dele !DIZ que ser homossexual é normal e abençoado por ele,no entanto ELE ama a todos mas odeia o pecado!religião é uma serie de normas,regras que os homens inventaram!MAS DEUS NÃO ELE É VERDADE QUEM GOSTEM OU NÃO ,QUER VOCÊS ACREDITEM OU NÃO!Como todos sabem que o evangélico, católico etc que dizem seguir a DEus e humilha,maltrata, desfaz do próximo esse prestara conta com O CRIADOR!AI SIM O BICHO VAI PEGAR!!!

    Reply
    1. marcelo ribeiro

      Cara Irmã MARIA,
      METADE DA MINHA FAMILIA É DE EVANGELICOS E EU OS AMO TBM, ALIAIS AMO A HUMANIDADE TODA, SEM RESTRIÇÕES, DE RAÇA, COR, NIVEL SOCIAL E ECONOMICO, IDEOLOGIA, CRENÇAS, RELIGIOES, ORIENTAÇÕES SEXUAIS, GENERO ETC… AMO AS CRIATURAS E TUDO O Q DEUS CRIOU. QUEM SOU EU P/ SER A MÃO DE DEUS A SEPARAR OS LIMPOS DOS SUJOS, OS SANTOS DOS PECADORES…RSSKKKSS NÉ MESMO.? E APRENDI COM MINHA MÃE EVANGELICA, NÃO JULGAR P/ NÃO SER JULGADO. E TBM NÃO SEI A Q DEUS EXATAMENTE Q VC SE REFERE, POIS O Q EU CONHEÇO É DE AMOR INFINITO, PAZ, TOLERANCIA, SABEDORIA, PODER DE CURA, LUZ E ENTENDIMENTO, NUNCA FOI PADRASTO MAL, PUNITIVO E CRUEL C/ NENHUM SER HUMANO CRIATURA VOSSA. P/ TERMINAR…DIZ O DITADO:….”religião não define caráter”, nem bíblia como desodorante garante um lugar no paraíso. DEUS UNE, DEUS É AMOR, religião só separa e desagrega. triste a Nação que depende de déspotas, idolotras, pitt bulls do senhor e vendilhões do templo.
      “O DEUS QUE HABITA DENTRO DE MIN SAÚDA O DEUS QUE HABITA DENTRO DE VC”.
      NAMASTÊ, SHALON, AXÉ, PAZ E BEM, E VIVA A DEMOCRACIA E A LIBERDADE, SEM FANATISMOS OU IGNORANCIAS MEDIEVAIS. Fique na Paz DO SENHOR DEUS DE AMOR. Bjos na sua alma.

      Reply
  4. NARCISO

    Bom, eu creio que essas questões estão colocadas de maneira muito equivocada. Eu defendo a liberdade religiosa e o Estado laico. Porém, há uma falácia na interpretação jurídica dessa questão: O estado ser laico não implica em abandonar, impedir ou impor restrições as manifestações de crenças dos integrantes do Estado, pelo contrário, o Estado laico implica justamente em permitir que o Deputado, o Senador, o governador, o presidente, assim como qualquer cidadão possam professar suas convicções religiosas livremente, o que se torna proibido no estado laico é esse policiamento, que alguém não pode ser evangélico, mas pode ser umbandista ou se dizer católico não praticante. Que sejam o que quiserem ser. Ora, se não se pode retirar do católico a reverência ao Papa, a prática de certos deveres professionais da religião como a condenação ao adultério, ou o casamento entre pessoas do mesmo sexo; o mesmo raciocínio serve para os evangélicos. Possuir liberdade religiosa é poder expressar sua religião plenamente. A pessoa pode dizer se concorda ou não concorda com certa prática social, o que não poderia seria obrigar ou impedir determinada prática não prevista em lei. Vamos acabar com a hipocrisia de defender o Estado laico e a liberdade religiosa somente quando nos interessa, toda norma de direitos impõe responsabilidades em seu exercício, isso é princípio democrático, está em nossa constituição, como por exemplo: A liberdade de expressão impõe que aquele que se expressa ou se expressão seja responsável pelo que disse, e assim é com todas as normas de Direitos Humanos. Portanto, vamos defender os direitos de uns, mas, na mesma medida, respeitar o direitos dos outros. Essa é a única possibilidade de convivência civilizada entre os humanos.

    Reply
  5. NARCISO

    Bom, eu creio que essas questões estão colocadas de maneira muito equivocada. Eu defendo a liberdade religiosa e o Estado laico. Porém, há uma falácia na interpretação jurídica dessa questão: O estado ser laico não implica em abandonar, impedir ou impor restrições as manifestações de crenças dos integrantes do Estado, pelo contrário, o Estado laico implica justamente em permitir que o Deputado, o Senador, o governador, o presidente, assim como qualquer cidadão possam professar suas convicções religiosas livremente, o que se torna proibido no estado laico é esse policiamento, que alguém não pode ser evangélico, mas pode ser umbandista ou se dizer católico não praticante. Que sejam o que quiserem ser. Ora, se não se pode retirar do católico a reverência ao Papa, a prática de certos deveres professionais da religião como a condenação ao adultério, ou o casamento entre pessoas do mesmo sexo; o mesmo raciocínio serve para os evangélicos. Possuir liberdade religiosa é poder expressar sua religião plenamente. A pessoa pode dizer se concorda ou não concorda com certa prática social, o que não poderia seria obrigar ou impedir determinada prática não prevista em lei. Vamos acabar com a hipocrisia de defender o Estado laico e a liberdade religiosa somente quando nos interessa, toda norma de direitos impõe responsabilidades em seu exercício, isso é princípio democrático, está em nossa constituição, como por exemplo: A liberdade de expressão impõe que aquele que se expressa ou se expressão seja responsável pelo que disse, e assim é com todas as normas de Direitos Humanos. Portanto, vamos defender os direitos de uns, mas, na mesma medida, respeitar o direitos dos outros. Essa é a única possibilidade de convivência civilizada entre os humanos.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To use BrandCaptcha you must get an API Key