IV Papel no Varal erótico-carnavalesco é realizado em Maceió
   14 de janeiro de 2013   │     1:36  │  1

No próximo sábado, 26, o Instituto Lumeeiro promove o seu quarto Papel no Varal erótico-carnavalesco, no pátio externo do museu Théo Brandão, no boêmio bairro do Jaraguá. Fazendo parte das prévias carnavalescas de Maceió, o evento trará, além do já tradicional varal com 100 poemas, performances e uma exposição de arte naífe erótica com a curadoria de Luiz Carlos Figueiredo, tudo isso ao som do samba do grupo Caí Dentro, liderado por Bruno Palagani.O público do sarau Erótico-Carnavalesco é o mais diverso possível: da velha guarda à nova geração, tem espaço para todos, desde que sejam maiores de 18 anos. Entre os autores que a plateia encontrará pendurados no varal, estão clássicos da literatura erótica, como Hilda Hilst e Bocage, até contemporâneos e conterrâneos, como Arnaldo Antunes e Marcos de Farias Costa. Segundo o idealizador do projeto, Ricardo Cabús, a expectativa é tão grande quanto os desafios. “Chegamos ao quarto sarau erótico-carnavalesco com o desafio do amadurecimento, tanto na produção quanto na direção artística. Esperamos uma noite poética, com espaço para a transgressão e a alegria. Boas surpresas devem irromper no palco do Theo Brandão”, conclui.

O evento tem vagas limitadas e os interessados podem adquirir o ingresso nas farmácias Ao Pharmacêutico a partir desta quinta-feira, 17. Os ingressos individuais (pista) são gratuitos (antecipados) e 10 reais (no dia) já as mesas custam 60 reais (antecipadas) e 100 reais (no dia).

O Papel no Varal

Ricardo Cabús é poeta, tradutor, compositor e professor universitário

O projeto, iniciado em 2009, leva a poesia ao grande público. Num varal de sisal, 100 poemas de autores de todos os tempos e de todos os cantos são dispostos para que as pessoas escolham e leiam. Duas orientações devem ser seguidas: não trazer de casa, nem ler o próprio poema. A curadoria fica por conta de Ricardo Cabús e a pré-seleção passa pelo conselho editorial do Instituto Lumeeiro. O Papel no Varal acontece no formato sarau eclético e nos temáticos como o erótico-carnavalesco (para adultos), o Papelzinho no Varal (para crianças), mulher, água, flor, entre outras ações.Grupo Caí Dentro é liderado por Bruno Palagani (cavaquinho) e tem agora uma nova roupagem, com diversas participações especiais. No repertório do grupo, composições clássicas de mestres como Noel Rosa, Cartola, Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho e Chico Buarque. Para esse sarau, o grupo também trará um repertório repleto de clássicos do carnaval imortalizados, dentre outros, por Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e pelas escolas de samba.

Luiz Carlos Figueiredo é natural de Araraquara. Quando jornalista, escreveu para as editoras mais importantes do país, como a Bloch, Larousse, Abril, Correio Brasiliense e Diário de SP. É autor de 11 livros sobre história do Brasil e Portugal coeditados com Janaína Amado, com quem é casado há 41 anos. Hoje se define como “Aposentado vadio”.

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *