Salvador recebe exposição internacional contra a homofobia
   2 de outubro de 2012   │     0:00  │  0

Philippe Castetbon utilizou-se da internet como ferramenta

A exposição de fotografias “Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime” será apresentada a partir desta quinta-feira, 4, no Centro Cultural Correios. A mostra, que reúne 50 autorretratos, é resultado da pesquisa do fotógrafo e jornalista francês Philippe Castetbon e revela o cotidiano dos homossexuais que vivem nos 80 países nos quais este tipo de relação é condenada.Salvador é a segunda cidade da América Latina a abrigar este projeto, que já percorreu as cidades de São Paulo, Bruxelas, Genebra, Paris, entre outras.

Em sua investigação sociológica, Philippe Castetbon utilizou-se da internet como ferramenta, inscrevendo-se em um site de encontros, escolhido ao acaso. O fotógrafo viu que era possível contatar homens em quase todos os países onde a homossexualidade é proibida e condenada pelas leis, e pôde compreender como se conciliam o desejo de encontro e a proibição legal.

“Vivendo em regime de opressão e perseguição, a internet tornou-se um escape. Nesse espaço de liberdade temporária, eles podem encontrar conforto, conversar com os seus pares”, diz Philippe. A exposição, que tem entrada gratuita, fica em cartaz 16 de novembro, com visitação de segunda a sexta, das 10 às 18 horas, e sábado, das 8 às 12 horas.

Algumas das obras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *