Pernambuco sedia Iº Encontro Nordeste de Jovens Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais
   17 de agosto de 2012   │     1:00  │  0

Foi dado inicio ontem 16/08, o I Encontro Nordeste de Jovens Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), com a participação de 100 lideranças dos nove estados nordestinos. O encontro tem como tema: “Galera que se liga, se previne!”. A ação acontece de 16 a 19 de agosto no Hotel Aymara, no bairro da Charneca, na BR-101 Sul, Cabo de Santo Agostinho.
A proposta é discutir políticas públicas no âmbito da saúde para o segmento, além de permitir uma troca de experiências entre os jovens gays. O presidente do Grupo Homossexual do Cabo e secretário da Associação Brasileira de Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais -ABGLT/Nordeste), destacou a importância de debater as políticas de saúde para a classe homossexual. “Infelizmente tem aumentado o número de jovens infectados pelo vírus da Aids e acredito que esse é um momento para alertamos o risco dessa epidemia, como também, cobrar dos governos a efetivação das políticas sociais para o segmento LGBT”, ressaltou Fernando.
O evento contará com mesas redondas, debates e os jovens irão redigir uma carta para entregar nos seus respectivos estados aos órgãos competentes para que sejam aplicadas as políticas a fim de garantir os direitos humanos. Já está confirmada a presença do coordenador do Programa Nacional DST/AIDS e Hepatites Virais, Eduardo Barbosa. Pernambuco contará com uma delegação de 24 participantes, que atuam na prevenção das DST’s e HIV/AIDS, e na efetivação dos direitos LGBTS. O evento está sendo financiado pelo Ministério da Saúde (MS), e também conta com apoio do governo municipal, Plano Nacional das Nações Unidas (Penud).
Programação
16/08 (Quinta-feira)
12:00 às 14:00 Recepção dos participantes e cadastramento
 14:30 – Reunião setorial (Gays,lésbicas, travestis e transexuais)
 16:00  – Aprovação do Regimento
 19:00  Mesa de Abertura –  prefeito Lula Cabral-  Secretário de Saúde do município Eduardo Barbosa, coordenador do programa
Nacional  de DST/AIDS e Hepatites Viriais do Ministério da Saúde, Gustavo Bernardes, assessoria especial do  Governador para Diversidade Sexual, Rildo Veras.
 19:30 – Conferência de abertura – Juventude e vulnerabilidade (Dr. José Almir Santana)
 21:00 –  Jantar
 22:00 Programação cultural – (grupo Auto da Camisinha de Ponte dos Carvalhos- Cabo)
17/08 (Sexta-feira)
08:00 – Credenciamento
 09:00  Mesa: Interiorização e aumento da epidemia no segmento da juventude – Estratégias de prevenção (D.r Eduardo Barbosa – coordenador Estadual
 11:00 –  Mesa: Adolescente Saudável – Risco do uso indevido de drogas por jovens e adolescentes (Secretário do Estado- Paulo Morais)
 12:30 – Almoço
 14:00 – Mesa: Homofobia nas Escolas – (Marcelo Nascimento e a secretária de Educação do  Cabo, Gildineide Fialho)
 14:30 – Exibição do Vídeo Retratos (do jornalista Rafael Negrão)
 16:00 – Mesa – Hepatite Virais, DST/HIV-AIDS (Cristina Buarque, coordenadora municipal de DST/AIDS)
 18:00 – Programação  Cultural (Free – STEP- Grupo Best  Model Advanced da cidade de Lagarto- SE)
 20:00Jantar
18/08 (Sábado)
08:00 – Mesa Conselho Nacional LGBT – Como atingir a população Teen? Fernando Rodrigues presidente do GHC, e Rildo Véras Assessor do Governador para Diversidade Sexual
 12:00-Almoço
 14: 00- Oficinas Temáticas (Prevenção/Direitos Humanos/ Protagonismo
 16:00 Sistematização das oficinas
 17:00 Mesa – Combate à Prostituição Infanto Juvenil (Lucidalva Nascimento, Secretaria da Mulher do município do Cabo)
19:00- Programação Cultural –  Grupo de Hip Hop de Sergipe
 20:30 – Jantar
19/08 (Domingo)
08:00 – Mesa: Conjunta Regional – Buscar por política públicas para a juventude LGBT (José Antônia Loyola, Vctor Koslovisk e Marcelo Nascimento)
 10:00 – Plenária Final (Elaboração da Carta Nordeste)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *