Pesquisa mostra que metade dos brasileiros aprovam a legalização da união gay
   6 de agosto de 2012   │     15:09  │  2

Pessoas do mesmo sexo que pretendem se casar no civil estão recebendo mais apoio da sociedade brasileira. Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada ontem, mostra que, em 2011, 38% dos entrevistados se declaravam a favor da união civil entre casais do mesmo sexo. Neste ano, o número subiu para 50%.

“Eu estou muito feliz”, comemorou Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). Para ele, o resultado da pesquisa pode ser visto como uma evolução.

Reis acredita que esse crescimento foi possível por uma série de fatores. O primeiro deles diz respeito ao entendimento das pessoas sobre aquilo que é verdadeiramente defendido por quem deseja oficializar a união homossexual.

“A maioria tem percebido que queremos direitos civis. Não queremos destruir a família de ninguém. O fato de pessoas do mesmo sexo terem direito de casar não vai obrigar ninguém a fazer o mesmo”, diz ele.

A instrução e a descoberta de homossexuais próximos às pessoas, de acordo com Reis, também contribuem para que este quadro se estabeleça favorável à causa. “A sociedade tem amadurecido. As pessoas estão respeitando mais as outras”, afirma Clésio Andrade, presidente da CNT. Na opinião dele, os meios de comunicação e as discussões sobre a homofobia contribuem para a mudança da mentalidade do brasileiro sobre o assunto.

Apesar de a aceitação das pessoas não ser ainda integral, Reis acredita que o aumento foi considerável. “Isso não vai mudar de um dia para o outro. Ainda teremos de fazer muitas marchas, paradas e debates para que estes números cresçam ainda mais”. No entanto, ele se mostra otimista. “Acredito que, daqui a dez anos, já teremos igualdade plena”, afirma.

É importante salientar, de acordo com Reis, que as reivindicações da ABGLT não se destinam à conquista de privilégios. “O que nós queremos é apenas igualdade. E fico satisfeito de perceber que, mesmo havendo setores retrógrados, as pessoas têm, cada vez mais, nos dado apoio”, diz. A pesquisa da CNT foi realizada em julho deste ano, em cinco regiões do Brasil e 134 municípios. Foram realizadas 2.000 entrevistas.

Internet. O levantamento também comparou a evolução do uso da internet no Brasil entre 2011 e 2012. O percentual de brasileiros que acessam diariamente a web subiu de 25,4% para 31%. Entre as redes de relacionamento, a que apresentou maior aumento de usuários foi o Facebook – o percentual pulou de 15,8% para 36%.

Adoção

A pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) revela ainda que o número de pessoas que apoiam a adoção de crianças por casais do mesmo sexo também aumentou. No ano passado, 40% delas se declaravam a favor. Neste ano, já são 54,3%.

“A adoção está muito presente na sociedade. As pessoas consideram este um gesto simpático e acham importante que as crianças sejam acolhidas. Por que não por homossexuais?”, diz Clésio Andrade, presidente da CNT.

Para Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), a atual situação nos abrigos é um dos motivos que levam as pessoas a apoiarem a adoção de crianças por casais homossexuais.

“Muitos precisam de famílias. Poucos são os que querem adotar crianças mais velhas e adolescentes”, diz. Reis já passou por essa experiência. Ele e seu companheiro, David Haddad, que estão juntos há mais de 20 anos, adotaram uma criança há dois. “Foram sete anos até conseguirmos ter o nosso filho”, relata Reis.

Atualmente, ele se sente muito realizado como pai. “Para adotar é preciso carinho, amor, educação e recursos financeiros”, conclui

Fonte: Via Comercial

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. maria claudia dos santos

    MORO NESSE PAIS E NINGUÉM ME PERGUNTOU NADA E NEM A ALGUÉM Q EU CONHEÇA OU D AMINHA FAMILIA!!TUDO P MANIPULAR AFFFF!!!!!!

    Reply
  2. maria claudia dos santos

    MORO NESSE PAIS E NINGUÉM ME PERGUNTOU NADA E NEM A ALGUÉM Q EU CONHEÇA OU D AMINHA FAMILIA!!TUDO P MANIPULAR AFFFF!!!!!!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *